Como analisa o empreendedorismo feminino em Portugal?
As mulheres continuam a enfrentar algumas dificuldades, como a incerteza financeira. Apesar disso tem havido um aumento do número de mulheres que optam por criar os seus próprios negócios, impulsionadas por uma combinação de necessidade e oportunidade.
O que seria necessário mudar para o empreendedorismo feminino crescer mais?
É fundamental promover a educação e a formação contínua em áreas-chave como a tecnologia e a gestão empresarial. Os estereótipos de género são também um problema a combater. Os programas de apoio e iniciativas como o ‘Empreendedoras da Beleza’ do Grupo Boticário desempenham um papel crucial.
«Ter flexibilidade para se adaptar a novas condições, aprender e ajustar a abordagem conforme necessário, é crucial. O plano não pode ser rígido e as mudanças devem ser vistas como oportunidades para inovar e crescer.»
Que pilares são essenciais para uma mulher se tornar numa empreendedora de sucesso?
Qualquer mulher, desde que preparada para o efeito, pode ser uma empreendedora de sucesso. Para criar o seu caminho, deve começar por apostar em formação de qualidade. A resiliência e a capacidade de adaptação são também fundamentais. Habilidades em gestão de tempo também ajudam a manter a sustentabilidade dos negócios.
De que forma o Grupo Boticário tem ajudado a promover o empreendedorismo feminino?
O Grupo Boticário promove o empreendedorismo feminino através de diversas iniciativas. Além do programa ‘Empreendedoras da Beleza’, o grupo também promove o programa ‘Desenvolve’, um programa de formação e inclusão de talentos na área de tecnologia. E o ‘Instituto Grupo Boticário’ que abrange a realização e patrocínio de projetos sociais, culturais e de fomento ao empreendedorismo de impacto social.
O Grupo Boticário acaba de lançar o programa ‘Empreendedoras da Beleza’, em Portugal. Que oportunidades traz este programa?
Este programa é um projeto que oferece cursos gratuitos, com certificação, nas áreas de beleza, empreendedorismo, vendas, desenvolvimento pessoal e criação de conteúdos. O grande objetivo é abrir portas para uma nova profissão e para uma nova fonte de rendimento.
«Nunca devemos parar de aprender. É necessário estar atualizado sobre as novas tendências e desafios, estar constantemente a adquirir novas habilidades e procurar conhecimento.»
Que resultados esperam obter com este programa?
O programa foi implementado em 2021, no Brasil, e, desde então, já foram formadas mais de 43 mil mulheres. Em Portugal, estamos a conseguir um grande número de inscritos e que os cursos tenham um impacto realmente positivo no orçamento dos participantes. Segundo a pesquisa realizada na 4ª edição do programa, 57% das mulheres que realizaram os cursos revelaram ter um impacto positivo no seu orçamento.
Quais são os principais desafios do empreendedorismo feminino, atualmente?
O grande desafio é conciliar a vida profissional e pessoal, uma vez que as mulheres são, por norma, quem carrega, a maior parte das responsabilidades familiares. Em Portugal, o acesso a programas de educação e de desenvolvimento de qualificações é ainda muito reduzido, daí a importância de programas como o ‘Empreendedoras da Beleza’.
«Ao longo do caminho para o sucesso, vai haver vários desafios e fracassos. A capacidade de se levantar após uma queda, aprender com os erros e seguir em frente com determinação é uma característica distintiva de empreendedores bem-sucedidos.»
O Grupo Boticário aprovou recentemente a Licença Parental Universal. De que forma esta medida ajuda a promover o sucesso das mulheres nas suas carreiras?
Ao oferecer a Licença Parental Universal contribuímos para uma distribuição mais equitativa das responsabilidades parentais. Esta medida permite aliviar a pressão sobre as mulheres, permitindo-lhes dedicar mais tempo e energia às suas carreiras.
Este conteúdo patrocinado foi produzido com a colaboração do Grupo Boticário.