O Portugal City Brand Ranking, elaborado pela consultora Bloom Consulting, analisa o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses nas áreas do turismo, negócios e talento e a mais recente edição volta a colocar Lisboa na liderança no país.
“Apesar dos excelentes resultados obtidos por municípios como Porto e Cascais que mantêm as suas posições de 2º e 3º lugar, respetivamente, é a capital quem continua a dominar todas as dimensões do estudo, com uma performance exemplar em todas as variáveis estatísticas e digitais”, refere a Bloom Consulting.
Com o aumento progressivo do volume de pesquisas, Lisboa assume-se como uma das cidades europeias mais procuradas por investidores, turistas e talento nacional e internacional, acrescenta a consultora.
Nesta 8ª edição do estudo registaram-se 16 mudanças nas posições que compõem o Top 25, sendo que os sete primeiros lugares se mantiveram inalterados.
As sete marcas com melhor desempenho
Lisboa, Porto, Cascais, Braga, Coimbra, Vila Nova de Gaia e Sintra, resistem nos lugares que ocuparam na edição de 2021 e consolidam-se como as sete marcas com melhor desempenho entre os 308 municípios portugueses.
A primeira mudança aparece no 8º lugar, devido à escalada de duas posições do Funchal, seguido de Setúbal ascende ao 9º lugar, alcançado na edição de 2019 (a sua melhor posição de sempre no estudo). Estas duas subidas, ditaram as descidas de Aveiro e de Faro na classificação, remetendo o município do Aveiro para o lugar que ocupou em 2016 e os algarvios para a posição que ocuparam em 2015.
Com Leiria a manter a sua posição, imune a descidas e subidas, segue-se Portimão, que com uma escalada de cinco posições consegue a sua melhor posição nacional de sempre, no 13º lugar, seguido de dois municípios que também conseguiram ganhar terreno entre as 15 marcas de referência neste estudo: Viseu e Oeiras, que sobem uma e duas posições respetivamente.
Matosinhos consegue manter a sua posição (16º), seguindo-se Guimarães (que perde três lugares), Évora e Viana do Castelo, que sobem duas e cinco posições respetivamente.
No top 25 há ainda espaço para Almada (que mesmo perdendo nove posições, continua entre os 20 municípios com melhor desempenho), Mafra (desce duas posições) e Albufeira (consegue subir um posto, ficando no 22º).
Maia desce duas posições e está agora no 23º posto. O Top 25 é fechado por Torres Vedras, que perde três posições. No 24º lugar, temos um retorno ao Top 25. Ponta Delgada consegue conquistar o lugar a Vila do Conde e volta pela terceira vez a fazer parte deste grupo de marcas de excelente desempenho.
A Bloom Consulting atribui também prémios aos municípios que se destacam, atribuindo-lhe a designação de “Marcas Estrela” a nível nacional, em cada uma das dimensões do estudo (“Negócios”, “Visitar” e “Viver”).
“Marcas Estrela” na área de “Negócios”
Com um pódio estável liderado por Lisboa, Porto e Cascais, é a partir da 4ª posição que começamos a assistir a algumas variações no “Top 25 de Negócios” desta edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, face à edição do ano de 2021.
Braga sobe dois lugares na tabela e é agora 4º, repetindo o lugar alcançado em 2015 nesta dimensão em que o top 5 é fechado por Coimbra.
Leiria consegue o seu melhor resultado de sempre no ranking dos “Negócios” com uma escalada de três posições para o 6º lugar, tal como o Funchal que consegue a segunda subida consecutiva e está agora na 7ª posição.
Segue-se Sintra, com a descida de uma posição e Aveiro que consegue igualar a posição de destaque nos “Negócios” alcançada em 2016. O Top 10 é fechado por Faro, que mesmo descendo duas posições não perde relevância entre os melhores desempenhos de marca nos “Negócios”.
“Marcas Estrela” na área de “Visitar”
A consultora refere que nunca houve tantas mexidas no “Top 25” nacional da dimensão “Visitar”, em parte justificadas pelas alterações de comportamentos causados pela pandemia – em que apenas Lisboa e Porto conseguem manter as suas posições no 1º e 2º lugares nacionais.
Albufeira consegue entrar no pódio pela primeira vez desde a edição de 2015 e Portimão e Sintra conseguem os seus melhores resultados de sempre.
Cascais sai pela primeira vez desde 2014 do Top 5, seguido de Vila Nova de Gaia que na edição anterior se estreou no Top 10 nacional de “Visitar”.
O Funchal não resistiu às grandes subidas de Sintra, Portimão e Vila Nova de Gaia e cai cinco posições. No sentido contrário aparece Setúbal em 9º lugar que, com uma subida de oito posições, assegura a sua melhor posição de sempre no ranking de “Visitar” do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking.
Nazaré desce pelo 2º ano consecutivo, mas consegue manter-se no Top 10 nacional entre as marcas com melhor desempenho turístico em Portugal. Braga cai do Top 10 pela primeira vez desde 2015 e Matosinhos assume a 12ª posição, seguido de Coimbra e Évora, ambos a descer duas posições.
Viana do Castelo volta ao Top 25, desta vez com o seu melhor resultado de sempre, fechando o Top 15 com a maior escalada desta edição. Seguem-se Faro, Ponta Delgada, Loulé e Oeiras. Viseu bate o seu recorde no ranking de “Visitar” e assume o 20º lugar nesta edição. Para fechar o “Top 25” da dimensão “Visitar”, Aveiro e Mafra descem alguns lugares, enquanto Torres Vedras e Póvoa de Varzim se estreiam entre as 25 melhores performances entre os 308 municípios portugueses no turismo. O Top 25 é encerrado por Guimarães, que mesmo apresentando a descida mais acentuada, não sai deste grupo.
“Marcas Estrela” na área de “Viver”
Tal como no ranking “Visitar”, na dimensão “Viver” apenas Lisboa e Porto mantêm os lugares alcançados na última edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking.
Braga e Coimbra voltam a trocar de posição, repetindo os quatro primeiros lugares registados na edição de 2019. Cascais escala uma posição e fecha o Top 5 nacional. Vila Nova de Gaia, que desde a edição de 2018 estava fora do Top 10, consegue registar uma subida de cinco posições e está agora no 6º lugar, seguido de Aveiro e de Faro, que iguala a sua melhor prestação na primeira edição do ranking em 2014.
Setúbal entra pela primeira vez no Top 10 nacional desta dimensão, que é fechado por Leiria, que desce três posições. Viseu e Sintra saem do Top 10 e segue-se o Funchal que protagoniza uma das subidas mais significativas, alcançando a sua melhor posição de sempre.
Oeiras e Portimão – que consegue também o seu melhor resultado no Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking – completam o Top 15 nacional da dimensão “Viver”.
Évora consegue uma subida importante, seguida das descidas de Matosinhos, Almada e Guimarães. Ainda entre os vinte primeiros está Viana do Castelo que consegue aproximar-se do resultado obtido na edição de 2016. Depois de Maia e Vila do Conde, aparecem três estreantes no Top 25 da dimensão “Viver”, todos com subidas superiores a dez posições: Santarém, Ponta Delgada e Vila do Conde.
Nesta edição do Portugal City Brand Ranking, Viver foi a dimensão mais volátil, sendo que a capacidade de atração de pesquisas proativas foi determinante na subida de muitos dos protagonistas deste ranking da dimensão “Viver” em 2022, explica a consultora.