A Neves Almeida HR Consulting avaliou o clima organizacional de centenas de organizações a nível nacional, tendo elaborado o ranking “Índice de Excelência”.
Este indicador, na sua 7ª edição, “é uma ferramenta importante na compreensão da relação entre as organizações e os seus colaboradores, e os vencedores demonstraram excelência no clima organizacional e desenvolvimento do capital humano”.
Foram três os rankings elaborados: Grandes Empresas (mais de 251 colaboradores), Médias Empresas (entre 51 e 250 colaboradores) e Pequenas Empresas (entre 11 e 50 colaboradores).
Categoria de Grandes Empresas (mais de 251 colaboradores):
1.º Lugar: Boost iT
2.º Lugar: Servdebt, Capital Asset Management
3.º Lugar: Zurich Insurance PLC
4.º Lugar: KCS iT
5.º Lugar: Agap2IT
6.º Lugar: OCP Portugal, SA
7.º Lugar: Esporão S.A.
8.º Lugar: Brisa Autoestradas de Portugal
9.º Lugar: Moneris
10.º Lugar: Vila Galé Hotéis
Categoria de Médias Empresas (entre 51 e 250 colaboradores):
1.º Lugar: CA Seguros – Companhia de Seguros de Ramos Reais, SA
2.º Lugar: Samsys – Consultoria e Soluções Informáticas, Lda.
3.º Lugar: Doutor Finanças
4.º Lugar: Bresimar Automação S.A.
5.º Lugar: Aegon Santander
6.º Lugar: Infraspeak
7.º Lugar: Premium Minds
8.º Lugar: Quilaban – Química Laboratorial Analítica S.A.
9.º Lugar: Decode
10.º Lugar: Cachapuz
Categoria de Pequenas Empresas (entre 11 e 50 colaboradores):
1.º Lugar: Lopes Barata e Associados
2.º Lugar: AMCO Intermediários de crédito
3.º Lugar: B-Training Consulting
4.º Lugar: Smart Technologies
5.º Lugar: ABA
6.º Lugar: InovaPrime – Serviços em Tecnologias de Informação, Lda.
7.º Lugar: Estoril Sol Digital
8.º Lugar: Untile
9.º Lugar: Sysnovare Innovative Solutions
10.º Lugar: Zühlke
De acordo com a consultora Neves Almeida HR Consulting, o bom ambienbte de trabalho e a satisfação dos colaboradores não são condição exclusiva das grandes empresas. O sucesso das pequenas empresas “é uma prova de que, mesmo com recursos limitados, é possível alcançar grandes resultados”.
A Zühlke, consultora tecnológica suíça especializada em serviços de engenharia de software com escritório no Porto desde 2021, onde trabalham 60 profissionais, que conseguiu o 10º lugar entre as organizações de pequena dimensão a concurso, salienta, nessa sequência, a importância de ter “investido em benefícios inovadores para atrair e reter talento, num mercado competitivo como o tecnológico”.
Em comunicado, a Zühlke refere que, entre os fatores diferenciadores para a sua classificação, se destacam “o bom ambiente de trabalho e cultura interna positiva, novos modelos de trabalho e adaptação e desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Comparativamente a empresas concorrentes no estudo, a tecnológica suíça está 30% à frente no que respeita ao equilíbrio vida-trabalho e à flexibilidade dos modelos de trabalho, sendo este o fator determinante para a retenção de talento na organização”.
Mariana Salvaterra, General Manager da Zühlke em Portugal, valoriza este tipo de análises, realizadas por entidade externas, que nos permite “compreender melhor os nossos colaboradores, descobrir o que mais valorizam e os pontos que precisamos de desenvolver, em conjunto. Só assim é possível continuarmos a investir numa empresa cada vez melhor para todos os especialistas que escolhem crescer, pessoal e profissionalmente, com a Zühlke”.
Com uma equipa de 60 profissionais no Porto dedicados a projetos com impacto internacional, a Zühlke refere que vai expandir a contratação a todo o país em 2023 com foco em perfis sénior de Engenharia de Sistemas e Software.