O site Business Name Generator analisou 50 países e definiu o top 10 dos melhores países para lançar uma startup. Nesta lista, Portugal posiciona-se na 10º posição, sendo o primeiro se olharmos apenas para os países do sul da Europa.
O estudo analisa parâmetros e indicadores económicos, como os impostos aplicados aos negócios, o crescimento do PIB, os custos de iniciar um novo negócio, mas também indicadores mais qualitativos e sociais como a qualidade e o custo de vida e o score de felicidade do país. Portugal é apresentado como tendo fatores positivos como o crescimento do PIB, o custo de vida mais baixo e custos relativamente baixos da criação de startups. Por outro lado, apresenta também alguns aspetos negativos, como a pesada carga fiscal que incide sobre os negócios, cerca de 31,5%, o que é muito superior à registada no país que lidera o top.
Portugal é apresentado como tendo fatores positivos como o crescimento do PIB, o custo de vida mais baixo e custos relativamente baixos da criação de startups.
O top 10 de 2023, composto apenas por países europeus, é liderado pela República Checa, uma vez que é um dos países menos caros para instalar um negócio, sendo que os custos do trabalho são razoáveis, com salários médios de 1.800 dólares (cerca de 1.600 euros) por mês. Segue-se a Finlândia com uma carga média de impostos de cerca de 20%, país onde criar um negócio fica relativamente baixo. Este é também o país com os níveis de felicidade mais elevados do mundo, o que tem impacto nos negócios. Em terceira posição surge a Suécia, com custos relativamente baixos para a criação de novos negócios, país que tem um PIB per capita de 59.324 dólares (cerca de 54.430 euros) e custos médios de vida de 881 dólares (cerca de 808 euros), por mês, excluindo a renda de casa. Contudo, os impostos sobre os negócios são um pouco mais elevados do que os dois primeiros da lista.
Conheça a seguir o ranking dos 10 melhores países para criar uma startup:
1 – República Checa
2 – Finlândia
3 – Suécia
4 – Estónia
5 – Eslováquia
6 – Reino Unido
7 – Países Baixos
8 – Áustria
9 – Dinamarca
10 – Portugal