A 7ª edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking analisou os melhores municípios portugueses para negócios, para visitar e para viver.
O “raio-x” é feito aos 308 municípios portugueses, com as variáveis estudadas a permitir extrair classificações não só a nível nacional, mas também por região (Açores, Alentejo, Algarve, Centro, Lisboa, Madeira e Norte).
Relativamente aos melhores locais para negócios, para viver e visitar em Portugal, Lisboa destaca-se, voltando a liderar o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking na 7ª edição do estudo.
“Apesar dos excelentes resultados obtidos por municípios como Porto, Cascais e Braga, é a capital quem continua a dominar todas as dimensões do estudo, com uma performance exemplar em todas as variáveis estatísticas e digitais. Com o aumento progressivo do volume de pesquisas, Lisboa assume-se como uma das cidades europeias mais procuradas por investidores, turistas e talento nacional e internacional”, salienta o estudo.
Os autores da análise realçam ainda o facto de Vila Nova de Gaia chegar pela primeira vez ao “Top 10”, “tendo-se afirmado como uma das grandes referências nacionais na Dimensão de Negócios. Oeiras deixa, pela primeira vez os lugares do Top 10 nacional”.
“Gaia continua a surpreender ao conquistar posições desde a primeira edição deste ranking, sendo em 2021, mais uma vez marca estrela nacional”, diz a Bloom Consulting. Destaque ainda para a subida de três posições de Aveiro que conquista um lugar no “Top 10”, deixando de fora Setúbal.
Top 10 para Negócios
Por seu lado, na classificação Negócios, Lisboa, Porto, Cascais, Vila Nova de Gaia e Coimbra lideram o ranking dos melhores municípios. Vila Nova de Gaia estreia-se entre as 5 melhores performances nas marcas de negócios. Oeiras sai também do “Top 10”.
Top 10 para Visitar
Relativamente à lista dos municípios mais apetecíveis para visitar, a Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking salienta Lisboa, Porto Funchal, Cascais e Portimão. “Vila Nova de Gaia estreia-se na 10ª posição entre as marcas territoriais mais fortes na área do Turismo. Nazaré sai do Top 10”, repara a organização desta lista.
Top 10 para Viver
Na categoria “Viver”, o “Top 5” é ocupado por Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Viseu. A Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking refere ainda que Maia sobe 10 posições e assume-se como grande destaque, entre os 15 melhores desempenhos.
Marca “Estrela”
O estudo destaca ainda os municípios a quem é atribuída a “Marca Estrela”, uma designação dada a municípios que conseguem destacar-se nas diversas dimensões e regiões de Portugal. Foram eles Funchal (item “Negócios”), Viseu (item “Viver”), Braga (item “Visitar”), Vila Nova de Gaia (Nacional), Ribeira Grande (Açores), Olhão (Algarve), Mafra (Lisboa), Maia (Norte), Elvas (Alentejo), Caldas da Rainha (Centro) e Ponta do Sol (Madeira).
Filipe Roquette, Sócio Diretor da Bloom Consulting, entende que, “passado mais de um ano desde a chegada da pandemia a território nacional foi possível perceber que muitos dos nossos municípios mostraram uma resiliência impressionante, bem como a criatividade e solidariedade necessárias para trazer esperança a quem depende do turismo e dos negócios”.
Para Filipe Roquette, “de norte a sul vemos municípios que em condições adversas conseguiram mostrar que uma estratégia de marca forte é uma grande vantagem na recuperação, que uma gestão de informação e comunicação inteligente são essenciais para manter os nossos públicos-alvo ativos, interessados e motivados”.
“Muitos municípios mostraram a criatividade e solidariedade necessárias para trazer esperança a quem depende do turismo e dos negócios” – Filipe Roquette Bloom Consulting
Curiosamente, nota o Sócio Diretor da Bloom Consulting, “com a pandemia veio a vontade de descobrir o Alentejo que assume especial destaque. Apesar de crescer apenas 2% no último ano, foi a única região de Portugal a apresentar um volume de interesse
proativo superior ao ano anterior. A situação pandémica levou muitas pessoas a querer afastar-se de meios urbanos, o que pode justificar o facto desta região com muitos ativos de interesse no interior ter apresentado esta subida face às restantes”.
“Com um abrandamento claro na procura por temas mais ligados ao turismo, a procura por habitação e outros temas ligados à qualidade de vida passou a ter uma preponderância muito especial nesta edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking. A pandemia que vivemos ajudou a trazer mais relevância aos fatores sociais que muitas vezes apareciam num segundo plano”, conclui Filipe Roquette.