A QuintoAndar, plataforma online de habitação do Brasil vocacionada para a pesquisa, arrendamento ou compra, anunciou a abertura de um Centro Tecnológico em Portugal. Lisboa é o primeiro escritório da proptech na Europa e o primeiro fora do Brasil.
O Centro Tecnológico da QuintoAndar iniciará a sua operação em março de 2022 e contará com cerca de 50 colaboradores até ao final do ano.
A presença na Europa permitirá que o QuintoAndar expanda a sua equipa de tecnologia, “atraindo, assim, profissionais experientes dos centros tecnológicos mais avançados do mundo”, é a expectativa da companhia.
“Alguns dos profissionais de tecnologia mais qualificados, experientes e criativos do mundo hoje residem na Europa. Estamos muito contentes por levarmos o QuintoAndar para um novo continente, em conhecer esses novos profissionais e em partilhar com eles a nossa visão do futuro, para facilitar o caminho para uma nova habitação das pessoas, com transparência e rapidez”, afirma o cofundador e CEO do QuintoAndar, Gabriel Braga.
“Também estamos felizes em estabelecer a nossa presença num dos centros tecnológicos mais vibrantes e que mais crescem hoje. Portugal foi a escolha óbvia para nós devido à sua localização estratégica na Europa, qualidade de vida, acesso e facilidade em adaptar o novo escritório à nossa cultura, além de ajudar a atrair mais empresas e investimento para desenvolver ainda mais o ecossistema tecnológico de Portugal”, acrescenta Gabriel Braga.
Em 2021, o QuintoAndar atingiu 5,1 mil milhões de dólares em valor de mercado.
Nesta sua etapa de expansão internacional, os responsáveis da QuintoAndar destacam o facto de que o Centro Tecnológico de Lisboa ajudará a proptech “a entender e enfrentar alguns dos complexos desafios com que se depara para continuar a oferecer a melhor experiência ao cliente, para aqueles que procuram uma maneira simples e transparente de arrendar, comprar ou vender os seus imóveis”.
“O nosso plano para a equipa em Portugal é que esta tenha autonomia, oferecendo projetos próprios e com liberdade para fazer o que é melhor para a empresa”, acrescentou o cofundador e CTO do QuintoAndar, André Penha.
“A razão pela qual lideramos o cenário da tecnologia imobiliária na América Latina é a nossa capacidade de inovar. Agora estamos a aumentar ainda mais os nossos investimentos em tecnologia e design, e estamos entusiasmados por trazer engenheiros de software, cientistas de dados, designers e gestores de produto para criar novos produtos que vão levar soluções de habitação de uma forma mais fácil e escalável, para todos”, salienta André Penha.
Proteção QuintoAndar para proprietários
A plataforma QuintoAndar permite a busca de imóveis por meio de fotos de alta qualidade, marcação de visitas e arrendamento ou da compra online, sem burocracia. Uma dos aspetos que destaca no pacote de serviços apresentados por esta empresa é que todos os proprietários estão cobertos pela Proteção QuintoAndar, a qual assegura que recebam a renda em dia, independentemente do pagamento pelo inquilino e cobrar até 50 mil reais (cerca de 7700 euros) em reparações não realizadas no imóvel no fim do contrato.
Para vendedores, a plataforma promete assistência e transparência “para elevar a liquidez e reduzir o tempo de transação”. A firma tem atualmente mais de 150,000 imóveis e 50 mil milhões de reais (7,7 mil milhões de euros) em ativos sob administração e opera em mais de 40 cidades no Brasil.
Entre maio e agosto deste ano, a QuintoAndar captou 420 milhões de dólares (363 milhões de euros), numa ronda de investimento dividida em duas partes. A primeira, de 300 milhões de dólares (259 milhões de euros), foi liderada pela Ribbit Capital. A segunda, de 120 milhões de dólares (104 milhões de euros), liderada pela americana Greenoaks e pelo grupo chinês Tencent.