O período de candidaturas para o programa “Transformar Turismo”, que conta com um orçamento de 20 milhões para tornar o setor do turismo português mais sustentável, abriu esta segunda-feira.
As candidaturas podem ser apresentadas por entidades públicas e privadas no portal do Turismo de Portugal.
O objetivo desta iniciativa é ajudar à criação de um turismo “mais sustentável, responsável e inteligente, através do desenvolvimento de produtos, serviços e negócios inovadores que qualifiquem o território e comportem, para além de vantagens competitivas para as organizações, benefícios sociais tangíveis e impacto positivo no meio ambiente”, de acordo com a explicação do governo.
Duas linha de apoio
O programa inclui duas grandes linhas de apoio: “Territórios Inteligentes” e “Regenerar Territórios”.
Neste sentido, a linha “Territórios Inteligente” conta com uma dotação global de 4 milhões de euros e está aberta até 31 de dezembro de 2022.
A linha “Regenerar Territórios” possui dotação orçamental de 16 milhões de euros, encontrando-se aberta até 31 de dezembro de 2023.
A quem se destinam?
As linhas de financiamento destinam-se às entidades públicas e privadas do setor, preferencialmente agrupadas em projetos conjuntos, de rede ou em estratégias de eficiência coletiva, “que tenham como pano de fundo a valorização e inovação turística dos territórios através de projetos que estimulem atividades ou serviços de maior valor acrescentado ligados aos produtos turísticos de relevo, tais como turismo cultural e patrimonial, turismo natureza, turismo industrial, turismo literário, enoturismo e turismo gastronómico”, indica o executivo.
Este programa sucede ao Programa Valorizar, criado em 2016, que teve como objetivo apoiar o investimento público e privado na qualificação de Portugal enquanto destino turístico.
O Turismo de Portugal organiza, no dia 21 de janeiro, um webinar dirigido aos potenciais promotores de projetos, durante o qual será apresentado, em maior detalhe, o Programa Transformar Turismo e as duas linhas de apoio. A participação é gratuita e as inscrições estarão em breve disponíveis no portal do Turismo de Portugal.
“Os efeitos da atual conjuntura, marcada pelo impacto da pandemia e as oportunidades que a sustentabilidade e a transformação digital representam para o desempenho e para a competitividade das empresas e dos destinos, justificam que se incremente o incentivo ao desenvolvimento de iniciativas que promovam uma oferta cada vez mais sustentável, mais responsável e distintiva”, realçou a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, aquando da apresentação do projeto, em dezembro último.