O programa de inovação aberto ao setor do turismo – Check-In Tourism Innovation juntou este ano, na sua segunda edição, 20 startups e 18 PME’s em projetos colaborativos para o desenvolvimento de soluções inovadoras dirigidas ao setor das viagens e do turismo.
O Programa – promovido pelo Haddad Entrepreneurship Institute em cooperação com o Westmont Institute of Tourism and Hospitality (ambos da Nova SBE) em parceria com o Turismo de Portugal – reuniu 76 candidaturas, avaliou 362 propostas e pré-selecionou para finalistas 20 startups.
À fase final, de concretização efetiva de pilotos, chegaram 10 startups e 13 parceiros que, durante o Demo Day, apresentaram 21 soluções inovadoras que propõem tornar o setor do turismo mais digital, próximo, eficiente, sustentável e seguro.
Incrementar a atratividade, sustentabilidade e segurança do setor do turismo foi o grande desafio colocado a startups e PME’s.
Os projetos, desenvolvidos ao longo de 12 semanas, responderam às necessidades mais prementes do setor do turismo.
Para conhecer todos os projetos apresentados no 2º Demo Day pode rever a sessão aqui, ainda que a organização tenha destacado três soluções apresentadas:
Startup Zoomguide. Piloto com parceiro Parques de Sintra
Tecnologia, que com recurso a Inteligência Artificial (IA), permite explorar inúmeros pontos de interesse em três salas do Palácio Nacional de Sintra (pinturas, mobiliário, elementos arquitetónicos). Com acesso a inúmeros conteúdos (desde áudio a realidade aumentada) e disponível em vários idiomas, a tecnologia é adaptada às necessidades de diferentes públicos, incluindo o público com deficiência.
Startup Faundit. Piloto com parceiro United Hotels
Plataforma online (SAAS) para registo, localização e devolução de itens perdidos. O projeto foi implementado em nove unidades hoteleiras United Hotels, permitindo aos hospedes o registo online para posterior localização, através de IA, dos seus itens perdidos.
Startup Bitskout; Piloto com parceiro Top Atlântico
Plataforma de software que, através de IA, permite extrair de e-mails provenientes de vários clientes, informações de viagens em português. Com este projeto é possível reduzir o trabalho manual, retirando automaticamente informações básicas, como datas, informações de voo/hotel/transportes, etc., para um sistema de gestão baseado na nuvem.
Check-IN, Tourism Innovation
Trazer às startups e PME’s, nacionais e internacionais, os recursos, dinamismo e inovação necessários para fazer face à nova era do turismo foi o grande objetivo da Nova SBE ao lançar o Programa Check-IN, Tourism Innovation.
A iniciativa, que alerta para a importância das tecnologias digitais na recuperação do setor, durante e pós-pandemia, pretende não só aumentar a segurança e confiança dos viajantes (cada vez mais conscientes e exigentes), como também repensar o setor de uma forma integrada e sinergética, apontando a inovação e a tecnologia como protagonista na reconstrução e preparação do setor para aquela que se prevê ser uma nova forma de viajar, mais responsável, sustentável e digital.
Na primeira edição do Check-IN, Tourism Innovation, realizado em 2021, participaram no desenvolvimento de 20 pilotos, 10 startups e 9 PME’s.
Em 2022, o interesse pelo programa por parte das startups, nacionais e internacionais, manifestou-se num aumento em 60% no número de candidaturas, tendo também as PME’s revelado um interesse crescente na iniciativa com 90% dos parceiros que participaram na 1ª edição a dar continuidade à parceria pelas mais valias de inovação e disrupção que encontram nos projetos desenvolvidos. Mário Pires, Head of Innovation da Top Atlântico, parceiro da iniciativa, refere a propósito deste tema o facto de ter sido criado “dois pilotos de sucesso com as startups e temos grandes expectativas quanto ao seu desenvolvimento. Estamos muito gratos ao programa Check-IN e ao Turismo de Portugal pela oportunidade que nos foi dada”.