Estão escolhidos os 18 projetos finalistas das seis categorias verticais do Concurso Banco Montepio Acredita Portugal (BMAP).
Selecionados entre mais de 3.200 ideias inscritas nesta 12ª edição do programa, os finalistas foram apurados após avaliação num Pitch Day que envolveu os seguintes 18 projetos: Actif, The Inventors, Key2Enable Assistive Technology, Plantz – Comida Plant-Based, Pix Force, Witseed, GoWizi, WYZE Mobility, Kartado, BeGreen, Rentbrella, Infracities, Piipee, T&D Sustentável, Hoterway, Whywaste, Get Commerce, e Invisible Collector.
De mais de 3.200 inscritos no programa, 60 foram selecionados para a primeira fase do programa, tendo-se apurado 18 finalistas.
Os critérios de seleção incidiram na maturidade da startup (indicadores de tração e validação de mercado e qualidade e adequação da equipa) e na sinergia com a vertical (potencial de inovar no setor e de resolver os seus desafios).
Os 18 finalistas vão passar para a segunda fase do programa de aceleração que culminará num demo day, a 17 de novembro.
Prémio IT Solutions
No caso do Prémio IT Solutions, a vertical apoiada pela KCS IT, o intuito é desenvolver startups ligadas à tecnologia com foco na transformação digital das empresas e reinvenção do comércio tradicional.
As três start-ups finalistas na categoria IT Solutions são a GetCommerce, a Collector e a Whywaste.
A GetCommerce é uma plataforma de vendas inteligente, com sistema de Inteligência Artificial que alia análises preditivas e recomendações automáticas, recuperando a maior parte destas vendas que seriam perdidas em qualquer outra plataforma.
A Invisible Collector realiza uma análise comportamental aprofundada dotando os clientes com uma solução que permite identificar e contactar hoje os devedores de amanhã.
A Whywaste utiliza big data e Inteligência Artificial para ajudar o retalho de alimentos a reduzir até 75% as suas perdas com produtos fora de validade.
Estas jovens empresas vão agora integrar a Fase 2 do concurso, que tem por objetivo gerar conexões e visibilidade para as startups selecionadas.
Para Tiago Farinha, Diretor Geral da empresa de serviços de tecnologia KCS IT, “a parceria que desenvolvemos com o Concurso BMAP insere-se numa lógica de continuação de proximidade no apoio ao empreendedorismo pela via da tecnologia e da inovação, dimensões que fazem parte do nosso ADN e da forma como criamos soluções para os nossos clientes. Sendo esta uma experiência que acontece há alguns anos, verificamos claramente nesta edição uma maturidade e qualidade das propostas apresentadas, que se traduzem num ecossistema empreendedor cada vez mais sofisticado. Acreditamos que temos um contributo relevante para ajudar este tipo de projetos a evoluírem, serem mais viáveis e terem um impacto no mercado e na comunidade.”
O foco da edição deste ano do concurso foi atrair startups mais maduras com o objetivo de contar com soluções com maior potencial de realizar projetos com os sponsors e fortalecer as marcas – do programa e sponsors – ao associá-las a startups de destaque nas suas verticais.
De acordo com a organização, nesta 12ª edição do Concurso BMAP, mais de 70% das startups já realizaram pelo menos uma ronda de captação de investimento, na qual a média das que captaram foi de 982 mil euros. “Esta métrica indica uma validação por parte dos investidores e apoio ao desenvolvimento dessas empresas”, sublinha a KCS IT.
Mais de 90% das startups participantes nesta 12ª edição desta iniciativa já têm receitas e a média é de 565 mil euros por ano. “Um número muito relevante de startups não estão apenas na fase de ideação, mas já a operar com clientes pagantes”, refere a KCS IT.