Produção na construção cresce 7,5% para mais de 20 mil milhões de euros

Numa altura em que o País se prepara para nova ronda de obras públicas com o anunciado novo aeroporto de Lisboa, a Informa D&B fez as contas à produção no setor da construção em 2023 e concluiu que a tendência de crescimento mantém-se desde 2017. De acordo com a consultora, a produção no setor da…
ebenhack/AP
A produção na construção cresceu 7,5% para 20,1 mil milhões de euros. De acordo com a Informa D&B a engenharia civil cresceu 5% em 2023, a edificação residencial 3% e a não residencial 0,7%.
Economia

Numa altura em que o País se prepara para nova ronda de obras públicas com o anunciado novo aeroporto de Lisboa, a Informa D&B fez as contas à produção no setor da construção em 2023 e concluiu que a tendência de crescimento mantém-se desde 2017. De acordo com a consultora, a produção no setor da construção atingiu os 20.100 milhões de euros no ano passado, o que traduz um aumento de 7,5%. No entanto, há que ter em conta que este valor reflete, parcialmente, o aumento dos preços, pelo que esclarece que, em termos reais, o crescimento foi de 3,4%.

Em comunicado da Informa D&B pode ler-se que o segmento da engenharia civil cresceu 5% em 2023, enquanto o da edificação residencial e o da edificação não residencial registaram taxas de variação de 3,0% e 0,7%, respetivamente.

O número de construtoras em Portugal ultrapassava ligeiramente as 66 300, em abril de 2024, cerca de mais 4 400 do que no mesmo mês do ano anterior. O número de empresas com certificado de empreiteiro rondava as 30 600, mais 7,8%, enquanto as empresas com alvará cresceram 6,4%, superando por pouco as 35 700.

Em termos geográficos, os distritos de Lisboa e Porto concentravam, respetivamente, 21,3% e 14,8% das empresas com alvará. Os mesmos distritos concentram também as empresas com certificado, 15% em ambos os casos.

O emprego gerado pelo setor registou um aumento de 6,4%, correspondendo a 344 mil trabalhadores, o que representa 6,9% do número total de trabalhadores em Portugal.

Mais Artigos