O 1º Festival de Gastronomia de Altitude, o Altitudo, acontece nos dias 3 e 4 de julho em Guarda, cidade mais alta de Portugal, numa promoção conjunta da Amuse Bouche e da C. M. Guarda, com o apoio do Turismo do Centro, e será o único festival gastronómico realizado até aqui, em cenário de pandemia.
A iniciativa surge no âmbito do Arrebita Portugal, Grande Prémio da Academia Portuguesa de Gastronomia em 2020, e traz pela primeira vez um especialista internacional da área para juntar-se aos nacionais. O chef Arcangelo Tinari, de Abruzzo, região com grande extensão de área montanhosa e conhecida como a mais verde da Europa, é um dos mais aguardados do festival e espera-se dele “sabores das montanhas italianas para as montanhas portuguesas”.
Os 20 chefs nacionais e internacionais irão cozinhar pratos inspirados na cozinha da região e nos seus produtos, como o cabrito, a batata, o pão, o queijo, os enchidos ou a vaca jarmelista, avança uma nota do evento enviada à FORBES. O documento acrescenta que a comemoração vai trazer novos talentos emergentes na cozinha.
“Trazer novos talentos aumenta a oferta ao público e proporciona trocas de experiências entre chefs com estrelas Michelin e chefs mais jovens e promissores”, refere a nota.
Entre os restantes nomes confirmados estão Tiago Bonito, António Loureiro, Ricardo Nogueira, David Jesus e Sandra Freitas, Cristiano Barata e Miguel Diniz, Stéphanie Audet, Mateus Freire, Francesco Ogliari e Marisa Tiago, Leonor Godinho, Pedro Oliveira, Vítor Adão, Angélica Salvador, Maurício Vale, Miguel Peres, Pedro Abril e Zé Paulo Rocha.
A representar a gastronomia regional estarão ainda os chefs João Costa e Ricardo Carola, responsáveis pela cozinha de dois dos mais elogiados restaurantes da cidade da Guarda.
O festival terá ainda outra estreia, um Corner Sangue na Guelra, que pretende mostrar os talentos emergentes na cozinha, que começam agora a afirmar-se, onde estarão Gustavo Delgado e Manuel Paiva.
O corner, lê-se na nota, vem reforçar o caráter abrangente do evento, “aumentando a oferta ao público e proporcionando trocas de experiências entre chefs com estrelas Michelin e outros mais jovens e promissores”.