“Estamos aqui para trabalhar pelo sucesso da CPLP”. Foi com esta frase que o Presidente de Angola, João Lourenço, assumiu o compromisso esta manhã de tornara Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) mais coesa e forte.
João Lourenço, que realizou a primeira visita à sede da CPLP em Lisboa enquanto presidente em exercício da organização dos países de língua portuguesa, garantiu que “assumimos o compromisso de tudo fazer, trabalhando em conjunto com todos os Estados-membros pelo fortalecimento da nossa organização, por uma maior coesão da nossa organização”. Isto para que “dentro de sensivelmente um ano, quando passarmos o testemunho ao país que nos vai suceder, possamos entregar uma CPLP que estará com certeza muito mais próxima de alcançar os objetivos pelos quais os nossos países vem lutando há anos, para colocarmos esta organização no lugar onde ela merece”, assumiu João Lourenço. Neste cenário, nas palavras do Chefe de Estado angolano, o propósito é que a CPLP seja “uma organização que faça a diferença na política internacional, na economia mundial com o contributo que as economias dos nossos países podem vir a prestar no futuro”.
Durante a conferência de imprensa, o governante explicou ainda que o objetivo deste mandato de Angola à frente da CPLP “é cumprirmos com sucesso aquilo que a organização definiu e que vem sendo cumprido pelas presidências anteriores. Não apenas a de Cabo Verde, mas as que a antecederam. Isto é uma corrida de estafetas em que cada um faz a sua parte e procura fazê-lo da melhor forma antes de entregar ao sucessor”.
O Chefe de Estado angolano enalteceu ainda “o bom desempenho, o bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por este Secretariado permanente dirigido pelo Dr. Zacarias da Costa neste primeiro ano do nosso mandato”.
Na declaração que fez à imprensa, o Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, realçou ser uma honra e uma satisfação receber a visita de João Lourenço, num “momento que considero de histórico”. “Estamos a iniciar a segunda metade da presidência rotativa da CPLP por parte de Angola, é, portanto, um momento importantíssimo que o Presidente nos concede”, sublinhou Zacarias da Costa.
O Presidente da República de Angola esteve em Lisboa, para participar na II Conferência dos Oceanos, organizada pelas Nações Unidas. Nesta participação esteve acompanhado por uma delegação que integrava a ministra de Estado para a Área, Social, Carolina Cerqueira, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, as secretárias de Estado do Ambiente, Pescas, entre outros membros do Executivo.
Pode ver aqui a conferência de imprensa na íntegra: