O Portal da Queixa fez as contas e concluiu que, entre 2019 e 2024, os portugueses apresentaram quase 47 mil reclamações dirigidas aos serviços públicos e ao Governo. De acordo com o relatório desta plataforma, foi nos anos de 2020 e 2023 que se registou o maior volume de queixas, a ultrapassar as nove mil e as dez mil, respetivamente.
No período em causa, o setor público recebeu uma média de 25 reclamações por dia. O Governo é a única categoria que regista um crescimento anual consecutivo das queixas. Assim, nos últimos cinco anos, foram “registadas no Portal da Queixa 46.625 reclamações relacionadas com o setor público”.
Em comunicado, o Portal da Queixa explica que “às portas das eleições legislativas e com o objetivo de avaliar a satisfação dos portugueses face à performance dos serviços prestados pelo Estado, o Portal da Queixa analisou as reclamações dos consumidores dirigidas ao setor público em Portugal, entre 2019 e o início de 2024”. A plataforma avaliou organismos e entidades segmentados em seis categorias: educação, saúde, segurança, transportes, Segurança Social e Governo (onde se inclui a Administração Pública e o Governo de Portugal).
De entre as seis categorias analisadas neste período, a que regista o maior número de reclamações é a Segurança Social com 13.822 denúncias no total do período analisado. Segue-se o setor da saúde – SNS, hospitais e maternidades, emergência médica, centros de saúde – que, entre 2019 e 2024, recebeu 10.110 queixas.
O terceiro lugar pertence aos transportes (que abrange as subcategorias comboio e metropolitano, transporte marítimo e transporte coletivo de passageiros), a recolher 9.780 reclamações.
O setor da segurança (categoria que engloba polícia, emergência e bombeiros) foi responsável por 6.465 das queixas. Já o setor da educação (composto pelo Ministério da Educação e infantários e creches), foi alvo de 3.327 ocorrências. O Governo (representado nas categorias Administração Pública e Governo de Portugal), recebeu 3.121 participações registadas no Portal da Queixa.
O mesmo estudo revela ainda que, em todo o período analisado, “o SEF manteve-se como a entidade mais visada, ao acolher 82.9% das reclamações publicadas no Portal da Queixa. No ranking seguem-se a PSP, a GNR e o Número Europeu de Emergência 112”.