Portuguesa Frulact é vendida à Nexture por 600 milhões de euros

Fundada na região Norte em 1987 por Arménio Miranda e pelo seu filho João Miranda, a Frulact nasceu para fornecer preparados de fruta para a indústria alimentar, como iogurtes e gelados. Em 2006 inaugurou uma moderna fábrica na Covilhã, no Parque industrial do Tortosendo, para reforçar a aposta da companhia no mercado das exportações, para…
ebenhack/AP
Private equity Ardian anunciou que chegou a acordo com a Nexture para a venda da portuguesa Frulact que estava nas mãos do fundo francês desde 2020. Valor não foi revelado pelas partes, mas estima-se que ronde os 600 milhões de euros.
Negócios

Fundada na região Norte em 1987 por Arménio Miranda e pelo seu filho João Miranda, a Frulact nasceu para fornecer preparados de fruta para a indústria alimentar, como iogurtes e gelados. Em 2006 inaugurou uma moderna fábrica na Covilhã, no Parque industrial do Tortosendo, para reforçar a aposta da companhia no mercado das exportações, para fornecer sobretudo a Europa e o Médio Oriente. Cresceu exponencialmente a partir da Serra da Estrela, tendo-se tornado num dos maiores players mundiais no seu setor. Em 2020 foi adquirida pela empresa de private equity Ardian, tendo ascendido ao top três dos maiores produtores de soluções para o sistema alimentar, depois de mais do que duplicar as suas receitas com novas aquisições.

Agora, a multinacional de origem francesa anuncia que chegou a acordo com a Nexture, um grupo de origem italiana detido indiretamente por fundos geridos ou assessorados pela Investindustrial, um grupo europeu de investimento em ativos industriais. Fundado em 1990, este grupo de investimentos tem escritórios em Londres, Luxemburgo, Paris, Madrid, Nova Iorque, Abu Dhabi, Lugano, Luxemburgo e Shangai, ocupando cerca de 200 profissionais.

A Investindustrial anunciou também hoje uma outra importante aquisição: a entrada no capital da TreeHouse Foods, empresa cotada na bolsa de Nova Iorque, com um valor de mercado de 2,9 mil milhões de dólares (cerca de 2,52 mil milhões de euros).

A Ardian não divulgou o valor do negócio, no entanto, são várias as notícias na imprensa que referem que o acordo terá ascendido a 600 milhões de euros. Na corrida à aquisição da Frulact estiveram outras empresas, nomeadamente o grupo português José de Mello, que não confirmou o seu interesse na empresa. A conclusão da transação está sujeita às aprovações regulatórias habituais em várias jurisdições.

A Investindustrial anunciou também hoje uma outra importante aquisição: a entrada no capital da TreeHouse Foods, empresa cotada na bolsa de Nova Iorque, com um valor de mercado de 2,9 mil milhões de dólares (cerca de 2,52 mil milhões de euros). A companhia norte-americana produz snacks, bolachas, café, chá entre outras produtos alimentares.

Volume de negócios da Frulact cresceu para os 265 milhões de euros

A portuguesa Frulact tem sede no Porto e funciona como uma plataforma de soluções para a indústria, como aromas líquidos especializados e ingredientes especiais à base de plantas para produtos lácteos, gelados, sobremesas, bebidas, entre outras utilizações. Comercializa os seus produtos em mais de 50 países, tendo registado um volume de negócios de 265 milhões de euros, entre setembro de 2024 e setembro de 2025. Atualmente o complexo industrial tem onze instalações, localizadas em vários países da do mundo. Além de Portugal, tem ainda instalações na França, Suíça, Alemanha, Canadá e Estados Unidos.

Citado em comunicado, Dinorah Mandic, atual CEO da Frulact, referiu a propósito: “Estamos profundamente gratos à Ardian pelo seu apoio e compromisso inabaláveis com o crescimento da Frulact nos últimos anos. Ao entrarmos neste novo capítulo, estamos entusiasmados por fazer parceria com a Nexture para continuar a construir sobre a nossa base sólida e acelerar a nossa estratégia de crescimento nos próximos anos.” As empresas envolvidas estimam que a conclusão do negócio aconteça no primeiro trimestre de 2026.

Mais Artigos