A BiLD Analytics, empresa de análise e gestão de dados, fechou uma ronda de investimento de 500 mil euros. A empresa explica em comunicado que, com este montante, irá apostar na sua capacidade de execução assim como, no crescimento da equipa de gestão e técnica. O objetivo é continuar a aumentar a equipa, para chegar aos 50 colaboradores até ao final de 2021.
Com este investimento, a estratégia passa também pela internacionalização, sendo que o objetivo é abrir escritório em Bruxelas até ao final do ano. A BiLD Analytics pretende ainda apostar no desenvolvimento de produtos próprios que estarão ligados à área da data science e analytics.
Citado no comunicado, o cofundador da BiLD Analytics, Diogo Dias, sublinha que “esta ronda de investimento é muito importante para o nosso trabalho, porque é um reconhecimento do que temos feito e dos valores que seguimos”. Diogo Dias explica ainda que “o último ano trouxe muitos desafios, mas, ainda assim, conseguimos crescer 100% e ainda aumentar o nível de satisfação dos clientes que, para nós, é o mais importante”. O cofundador da BiLD Analytics antecipa que, a partir de agora, “continuaremos a investir em mais objetivos que temos, nomeadamente a internacionalização, o crescimento da equipa e ainda o desenvolvimento de produtos próprios”.
A empresa destaca que esta operação acontece, depois de em 2020 ter duplicado a faturação para um milhão de euros e de ter duplicado a equipa, sendo, neste momento, 40 colaboradores.
A par do anúncio desta ronda de investimento a BiLD Analytics lança a primeira academia de formação em tecnologia Databricks em Portugal. O objetivo é formar profissionais através de um programa intensivo de quatro meses a engenheiros e recém-licenciados de cursos de STEM (ciência, tecnologia, economia e matemática).
Diogo Dias realça que “durante o período de formação, os formandos são contratados pela BiLD Analytics e, por isso, assinam contrato e recebem uma bolsa mensal. Não queremos discriminar nenhum candidato pelas suas possibilidades financeiras”. O gestor assume ainda que, no fim dos quatro meses de formação, os candidatos ficam a trabalhar para projetos da BiLD e de respetivos clientes.
A empresa refere que o Databricks é um software em rápida ascensão que permite às organizações aumentarem o desempenho do processamento de dados na cloud, não precisando de ter processadores físicos, estando apenas conectados a uma drive online. Esta ferramenta já é utilizada por mais de cinco mil organizações em todo o mundo, incluindo nomes como a Shell, Comcast, CVS Health, HSBC, T-Mobile e Regenero.