A Lince Capital, sociedade de capital de risco portuguesa, liderou a ronda de investimento Seed no montante de um milhão de euros fechada com sucesso pela BestHealth4U, startup portuguesa focada em I&D de soluções médicas e materiais para dispositivos médicos que interagem com a pele.
Criada em 2017 por Sónia Ferreira e com uma equipa de gestão formada por profissionais especializados na área, a BestHealth4U está atualmente focada no seu produto principal visto como disruptivo, um material adesivo que adere à pele usando as características naturais da própria pele.
“Criei a BH4U por sentir na própria pele o problema que o uso continuado de adesivos médicos causa, por isso a necessidade estava bem reconhecida”, diz a fundadora da startup, Sónia Ferreira.
Este material adesivo, “além da grande força de adesão que possui e de manter a pele saudável, é obtido através de ingredientes e processos de produção sustentáveis, fazendo dele um produto premium comparativamente aos disponíveis no mercado”, refere a startup.
O investimento, realizado pela Lince Capital através do Lince Innovation Fund, vai permitir financiar a conclusão do desenvolvimento do produto inovador da startup portuguesa, bem como preparar a sua entrada no mercado, além de ampliar o leque de aplicações do produto.
O investimento servirá igualmente para acelerar a estratégia de reforço da equipa, essencial para a nova fase em que a BestHealth4U vai entrar.
A BH4U, como é conhecida, tem recebido várias demonstrações de interesse nos produtos que está atualmente a desenvolver, por parte de grandes multinacionais na área dos dispositivos médicos em que opera.
A sua grande diferenciação no que concerne à Investigação e Desenvolvimento (I&D) que produz, tem sido reconhecida com prémios nacionais, europeus e nos EUA e levou também a que lhe fosse atribuído o Reconhecimento de Idoneidade por parte da ANI – Agência Nacional de Inovação, para a área de tecnologias médicas, o que permitiu à Lince Capital investir através do seu fundo de apoio ao I&D.
Dispositivo médico de última geração
“A Lince Capital anuncia com grande entusiasmo o seu mais recente investimento, realizado através do fundo de apoio a investigação e desenvolvimento, na empresa BestHealth4U. Trata-se de uma empresa 100% focada na prática de atividades de I&D no setor da saúde, estando atualmente a desenvolver um material adesivo, que não só respeita a integridade da pele como o ambiente, pois a produção de soluções sustentáveis faz parte da sua missão”, refere Vasco Pereira Coutinho, CEO da Lince Capital.
“Os seus mais recentes desenvolvimentos foram de um dispositivo médico de última geração para monitorização de feridas crónicas, encontrando-se o primeiro já praticamente pronto para entrar no mercado. É com muito prazer que apoiamos a BestHealth4U na continuação do desenvolvimento das suas atividades de I&D, que apresentam um forte potencial para revolucionar por completo a indústria dos adesivos médicos e, consequentemente, ter um impacto positivo na vida de muitos que por diversas razões de saúde necessitam de utilizar estes produtos regularmente”, diz Vasco Pereira Coutinho.
“Criei a BH4U por sentir na própria pele o problema que o uso continuado de adesivos médicos causa, por isso a necessidade estava bem reconhecida. Esta é a razão pela qual na BH4U trabalhamos tão apaixonadamente, conhecemos pessoas cujo nosso trabalho vai melhorar a sua qualidade de vida. Associado a isso, temos o potencial de mercado dos nossos produtos e o interesse que estes têm recebido por grandes empresas que operam nessas áreas”, comenta Sónia Ferreira, CEO da BestHealth4U.
“Para podermos levar os nossos produtos ao mercado e para que o percurso fosse rápido, precisávamos de parceiros que nos apoiassem quer com a sua experiência de negócio, quer com o financiamento e, encontramos na Lince Capital o parceiro ideal”, reforça Sónia Ferreira, CEO da BestHealth4U.