Babs é uma marca portuguesa de home shoes — que utiliza matérias-primas naturais no fabrico dos modelos — e foi pensada para quem adora tirar os sapatos quando chega a casa.
A ideia nasceu numa viagem que Joana Pereira da Silva, a criadora da marca, fez à Dinamarca, país onde todas as pessoas se descalçam ao chegar a casa.
Nas aulas de costura que frequentava em Lisboa, e inspirada nas babuchas marroquinas, decidiu adaptar o modelo africano ao gosto e clima português, decidindo não usar matérias-primas de origem animal.
A primeira coleção de Babs foi feita com sacos de serapilheira reciclados, usados no transporte de café, e forrados com tecidos sustentáveis. Para a sola foi usado um material resistente e macio e, para o interior, optou-se pela utilização de palmilhas memory foam.
Com o intuito de evitar o desperdício da indústria têxtil, o objetivo é utilizar materiais que já circulam na economia; a ideia da marca é manter o upcycling – técnica que reaproveita materiais que iriam para o lixo, mas que devido ao seu valor, apresentam muita qualidade e grande potencial criativo e de utilidade.
As Babs têm lançado várias coleções usando tecidos de luxo descontinuados.
Todos os modelos são genderless. Existem 6 tamanhos do XS ao XXL e todos são laváveis.
A marca vende no Instagram e por cada par, oferece uma saqueta de sementes de Pinheiro Manso para ajudar a reflorestar Portugal.
As Babs vão continuar a lançar produtos, prevendo faixas, wine bags, argolas de guardanapos. “A ideia é ter artigos cujo conceito seja um dolcevita português, onde o conforto e a beleza se encontram com a simplicidade”, apontam.