A Portugal Ventures, do Grupo Banco Português de Fomento, lança, em parceria com o Turismo de Portugal e o Nest – Centro de Inovação para o Turismo, a 4ª Edição da Call Tourism.
O objetivo da iniciativa é fomentar o empreendedorismo no setor do Turismo, em especial, através do financiamento de projetos não tecnológicos, área que mais sentiu os efeitos da pandemia.
Em 2021, esta é a segunda iniciativa lançada pela Portugal Ventures para o setor do Turismo com o intuito de financiar projetos que tragam inovação para o setor e coloquem Portugal como um dos destinos mais competitivos do mundo no que concerne a oferta turística do país.
Portugal Ventures investe até um milhão de euros por projeto, tendo 10 milhões disponíveis para investir nesta Call.
Para assinalar o lançamento da 4ª Edição da Call Tourism, a Portugal Ventures vai realizar esta quinta-feira, dia 30 de setembro, pelas 15h30, um debate com o tema “A Inovação no Turismo no pós-pandemia”, reproduzido no Canal de Youtube da Portugal Ventures.
Quais os projetos elegíveis?
Nesta 4ª Edição, são elegíveis projetos tecnológicos inovadores que apresentem soluções que permitam melhorar a eficiência das empresas do setor do Turismo e da sua oferta de produtos e serviços.
“O foco, contudo, desta edição está na procura de projetos Não Tecnológicos que apresentem conceitos inovadores e diferenciadores para a oferta turística do país, que contribuam para o enriquecimento da experiência do turista e o reforço da competitividade de Portugal como destino turístico”, salienta a Portugal Ventures.
Esta nova edição da iniciativa Call Tourism dá execução ao previsto no Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro, ao criar condições para o fomento do empreendedorismo e da inovação no setor.
Serão privilegiados os projetos que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apresentando soluções que promovam a desmaterialização de processos e serviços, reciclagem, reutilização e redução de resíduos, integração de energias limpas, eficiência energética, eficiência hídrica e mobilidade inteligente.
Entre os projetos Não Tecnológicos estão englobados projetos de Hotelaria e de Alojamento Turístico inovador, Atividades de Animação e Experiência Turística com exploração do Património Paisagístico e Cultural, Atividades de Aproveitamento dos Recursos Endógenos e Revitalização de Espaços de Interesse Cultural.
Exemplos de projetos que Portugal Ventures procura
Exemplo da tipologia de projetos não tecnológicos que a Portugal Ventures procura com esta Call são os últimos e mais recentes investimentos na área do Turismo: Algarve Sun Boats, Hostels Hub e Sleep & Nature.
A Algarve Sun Boats é a primeira empresa de turismo marítimo do Algarve a operar com uma frota 100% ecológica, sem emissões de carbono, em embarcações eletro-solares que permitem viagens confortáveis, silenciosas e, acima de tudo, amigas do ambiente.
A Hostels Hub é uma das maiores cadeias nacionais de Hostels e que está a desenvolver uma rede de diferentes unidades de alojamento, distribuídos na Península Ibérica. O Acktion Ericeira Hostel foi recentemente considerado um dos melhores hostels na Europa para nómadas digitais.
“O foco desta edição está na procura de projetos Não Tecnológicos que apresentem conceitos inovadores e diferenciadores para a oferta turística do país”, diz a Portugal Ventures.
A Sleep&Nature, que está a desenvolver um hotel de quatro estrelas localizado em Montemor-o-Novo, é o primeiro projeto em Portugal que alia o turismo e o wellness holístico, e tem como missão trabalhar as perturbações do sono, stress e retoma de equilíbrio.
Para Pedro de Mello Breyner, Membro do Conselho de Administração da Portugal Ventures, “esta nova edição da Call Tourism vem dar resposta à necessidade de financiamento de projetos turísticos, especialmente os não tecnológicos, que terão agora oportunidade de serem incluídos no portefólio da Portugal Ventures e serem acompanhados na sua estratégia de crescimento e expansão dos seus negócios”.
Desde 2018, altura em que a Portugal Ventures lançou a 1ª Edição da Call Tourism, foram recebidas 205 candidaturas e investidos 9,5 milhões de euros em 14 projetos turísticos.