Portugal Ventures lança “call” exclusiva para projetos da Madeira

A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento, lança, pela primeira vez, a Call Madeira, com o objetivo de promover o acesso ao financiamento de capital de risco para projetos inovadores com atividade na Madeira, que demonstrem capacidade de potenciar o seu desenvolvimento e crescimento global. Com o lançamento…
ebenhack/AP
Pela primeira vez, a Portugal Ventures lança uma "call" apenas para a Região Autónoma da Madeira. Objetivo é promover o acesso ao financiamento de capital de risco para projetos inovadores na Madeira.
Economia Empreendedores

A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento, lança, pela primeira vez, a Call Madeira, com o objetivo de promover o acesso ao financiamento de capital de risco para projetos inovadores com atividade na Madeira, que demonstrem capacidade de potenciar o seu desenvolvimento e crescimento global.

Com o lançamento desta Call, exclusiva para a Madeira, a Portugal Ventures pretende promover o espírito empresarial nesta região insular, incentivando a criação e o desenvolvimento de startups com ambição global, em setores considerados de interesse para o desenvolvimento do empreendedorismo na Madeira.

Candidaturas até 14 de março.

“Estes projetos devem reforçar a capacidade de exportação da Região Autónoma da Madeira, promover positivamente a sua imagem externa, ao mesmo tempo que devem contribuir para o posicionamento de Portugal como um centro tecnologicamente avançado, globalmente competitivo e atrativo para investidores internacionais”, salienta a Portugal Ventures.

Os investimentos realizados nesta 1ª edição irão reforçar a capacitação empresarial das empresas com atividade localizada na Madeira, com vista ao desenvolvimento e implementação das suas estratégias de inovação, crescimento e internacionalização.

O investimento disponibilizado vai até 200 mil euros por projeto.

Para o lançamento da 1ª Edição da Call Madeira, a Portugal Ventures associa-se à comemoração do 25º aniversário da Startup Madeira, com a participação de Rui Ferreira, Presidente da Portugal Ventures, no painel “Humanizar o Mundo Digital”.

“Há 25 anos que a Startup Madeira dinamiza o ecossistema empreendedor da Região Autónoma da Madeira e contribui para a geração de oportunidades de dealflow qualificado, que se traduzem na criação de novos projetos e empresas para a região. É um dos mais antigos parceiros da Rede de Ignição da Portugal Ventures, com a sua integração em 2012”, destaca a Portugal Ventures.

Para Rui Ferreira, “a Call Madeira é fruto de vários anos de parceria e trabalho conjunto com os agentes dinamizadores deste ecossistema empreendedor, em especial, com a Startup Madeira. É com muita motivação que lançamos pela primeira vez uma Call exclusiva para projetos nesta Região, com o objetivo de os fazer crescer da Madeira para o mundo. Estamos confiantes que ao financiar estas empresas, estamos a contribuir para o fortalecimento da imagem de Portugal como um polo altamente inovador, competitivo e atrativo para investimento estrangeiro, ao mesmo tempo que promovemos o robustecimento da economia regional e nacional”.

A Call Madeira irá investir em empresas constituídas ou a constituir, com atividade localizada na Região da Madeira e projetos/empresas inovadoras nas fases de pre-seed, seed e start-up.

Esses projetos inovadores considerados estratégicos para a região,deverão estar nos seguintes setores: digital & tecnologia (Cloud & IT, Enterprise & SaaS, Mobile, E-marketplaces, Travel & Leisure Tech); Ciências da Vida (Terapêuticos, Med Tech, Diagnóstico); e Engenharia & Indústria (Economia do Mar, recursos endógenos, energia, agroindustrial, indústria florestal, nanotecnologia e materiais).

Todas as condições de elegibilidade e mais informações relativas à Call Madeira podem ser consultadas aqui.

No próximo dia 23 de fevereiro, pelas 15h, a Portugal Ventures realiza um webinar para esclarecimento de questões sobre a Call Madeira, incluindo, questões sobre a estratégia de investimento e o processo de submissão de candidaturas. A sessão é aberta a todos quanto pretendam participar e gratuita, mediante inscrição obrigatória.

Mais Artigos