A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento, anunciou o investimento de 5,5 milhões de euros em 14 start-ups localizadas nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Call Açores
As start-ups investidas na Região Autónoma dos Açores são provenientes da Call Açores, cuja primeira edição foi lançada em setembro de 2021 e a segunda em janeiro de 2022. Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo promover o acesso ao financiamento de capital de risco para projetos inovadores com sede e/ou atividade na região, em setores considerados de interesse para o desenvolvimento do empreendedorismo nos Açores, com potencial para se tornarem globais e que contribuam para posicionamento de Portugal como um centro tecnologicamente avançado, mundialmente competitivo e atrativo para investidores internacionais.
Neste context, a Portugal Ventures investiu 4,9 milhões de euros em 11 start-ups: Algicel, Bam&Boo, Gazelle Wind Power, Hydrotwin, Ignae, Mission To Escape, Oh!Mysnacks, Our Support, Sparkyway e Tree Flower Solutions.
Em julho de 2022, foi anunciado o primeiro investimento na região – Wizardsardine (Revault).
Call Madeira
Os investimentos na Região Autónoma da Madeira resultam da iniciativa Call Madeira, lançada em fevereiro de 2022, em parceria com o IDE (Instituto de Desenvolvimento Empresarial) e o Governo da Madeira, com o objetivo de captar dealflow com sede e/ou atividade na Região e com capacidade de: promover a exportação, a imagem enquanto destino ligado à natureza e de sustentabilidade ambiental, e de promoção do empreendedorismo da Madeira.
As start-ups investidas foram a FootAR (anunciada em outubro de 2022), a Floating Particle e a Plutospetfood (anunciadas em julho de 2023), totalizando 690 mil euros de investimento.
“A Portugal Ventures orgulha-se dos resultados alcançados com o Fundo de Capital de Risco Atlântico, em parceria com a August One, que permitiu potenciar o investimento na Madeira e Açores e contribuir para o crescimento económico alavancando o empreendedorismo nas regiões”, diz o Vogal Executivo da Portugal Ventures, Pedro de Mello Breyner.
Para este responsável, “estes 14 investimentos vão colocar a Madeira e os Açores como uma referência de investimento, incentivando o desenvolvimento de novos hubs tecnológicos e impulsionar a criação de negócios centralizados nas potencialidades naturais das regiões”.
Entidades envolvidas
As operações foram realizadas pela Portugal Ventures, através do fundo de capital de risco Atlântico – com apoio financeiro do Fundo de Capital e Quase Capital (FC&QC) gerido pelo Banco Português de Fomento, em parceria com a August One – Sociedade de Capital de Risco sediada em Singapura, com o objetivo de reforçar a capacitação empresarial das empresas com atividade localizada na Região Autónoma da Madeira e Açores, tendo em vista o desenvolvimento de um ecossistema de inovação musculado e competitivo ao nível global.
José Maia, Investment Lead da August One refere “o Fundo de Capital de Risco Atlântico constitui para a August One e Portugal Ventures o desafio de atrair investimento, talento e criar oportunidades em geografias ultraperiféricas da União Europeia. Logramos esses objetivos, resultando no financiamento e investimento de capital de risco em montantes muito superiores a anteriores fundos comparáveis. A prospeção e atração de projetos e equipas promissores, o escrutínio, a preparação e o acompanhamento dado a estes investimentos perspetivam-nos agora a sua valorização já em 2024”.