A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco que integra o Grupo Banco Português de Fomento, estabeleceu uma parceria com a ANA Aeroportos de Portugal, a Cuatrecasas e a Galp. Estas três entidades passam, assim, a integrar a rede de Corporate Partners da Portugal Ventures.
A Portugal Ventures, através da Rede de Corporate Partners, tem como objetivo apoiar e criar sinergias para as start-ups do seu portefólio na testagem dos seus pilotos, na adaptação do seu modelo de negócio ao mercado real e na angariação de potenciais leads comerciais.
“Para as entidades que compõem esta rede esta é uma oportunidade de alavancar a inovação nas suas estruturas, fomentar a Investigação e Desenvolvimento, melhorar processos, e explorar e potenciar soluções na melhoria dos seus produtos e/ou serviços”, refere a Portugal Ventures.
Teresa Fiúza, Vice-Presidente da Portugal Ventures sublinha que “a integração da ANA Aeroportos de Portugal, da Cuatrecasas e da Galp na Rede de Corporate Partners da Portugal Ventures, irá abrir portas para o nosso portefólio para que possam continuar a desenvolver os seus produtos, as suas leads comerciais, e procurar dar resposta ao mercado em encontrar soluções benéficas, sempre com o objetivo de continuarmos a aportar know-how às nossas start-ups e aos Corporate Partners”.
Acelerador da estratégia de inovação
Thierry Ligonnière, Presidente da Comissão Executiva da ANA Aeroportos de Portugal, considera que “esta parceria será um acelerador da nossa estratégia de inovação e permitirá desenvolver novas ideias aplicáveis na nossa rede de aeroportos a nível mundial”.
Nuno Sá de Carvalho, Managing Partner da Cuatrecasas, afirma que “enquanto sociedade de advogados parceira, estaremos empenhados, nomeadamente, na formação aos CEOs das empresas investidas pela Portugal Ventures e respetivas equipas, contribuindo para que desenvolvam da melhor forma os seus produtos e serviços, e potenciando a expansão dos seus negócios e a atração de investimento. A Cuatrecasas tem tido uma forte ligação ao ecossistema empreendedor nacional por via da assessoria jurídica que prestamos a várias empresas nacionais e internacionais em operações de Venture Capital, mas também fazemos questão de termos, a nível institucional, intervenções capacitadoras, como é o caso da parceria que agora estabelecemos com a Portugal Ventures, do protocolo estabelecido recentemente com a Unicorn Factory Lisboa e do lançamento há já sete anos da aceleradora de startups Cuatrecasas Acelera”.

“A inovação e o empreendedorismo são essenciais para a Galp desenvolver e oferecer novas soluções energéticas mais sustentáveis e acessíveis aos seus clientes”, assinala Georgios Papadimitriou, Chief Operating Oficer de Energias Renováveis e Inovação da Galp. “O alargamento do ecossistema empreendedor e as dinâmicas colaborativas refletidas nesta parceria mostram o caminho que temos de trilhar para ultrapassarmos os desafios tecnológicos da transição energética”.