Qual é o peso atual do mercado português no negócio ibérico da própria Xerox?
O mercado português representa atualmente 55% do negócio ibérico da Xerox, consolidando-se como parte fundamental da nossa estratégia na região. Portugal possui um ecossistema empresarial muito dinâmico, com uma aposta crescente na transformação digital e na sustentabilidade, tornando-se um mercado chave para o desenvolvimento e implementação das soluções mais inovadoras. O nosso compromisso é continuar a apoiar as empresas portuguesas na sua evolução tecnológica, mantendo este mercado como uma prioridade estratégica.
“Portugal é um mercado chave para o desenvolvimento e implementação das soluções mais inovadoras”
Quais serão as suas principais prioridades para fortalecer a posição da Xerox em Portugal?
As principais prioridades para reforçar a posição da Xerox em Portugal estão alinhadas com o nosso processo de reinvenção e simplificação operacional. Queremos continuar a liderar a expansão da oferta dos serviços digitais, quer nos atuais clientes, quer em novos clientes e mercados. Acreditamos que o portfolio de soluções e serviços que possuímos enquadra-se perfeitamente nas necessidades de acelerar os projetos de transformação digital dos nossos clientes, que procuram melhorar os seus processos de negócio e adaptar-se às exigências de modelos de trabalho cada vez mais híbridos e fléxiveis.
Este ano, concentrámo-nos em objetivos claros: aumentar a produtividade dos clientes, expandir a quota de mercado em tecnologia e serviços de impressão e promover a transformação digital em todos os setores. A segurança é também uma prioridade estratégica. Orgulhamo-nos de ser reconhecidos como a primeira empresa do setor com a estratégia “Zero Trust” implementada. Tal garante que os nossos clientes estão mais preparados contra potenciais ataques cibernéticos, o que reforça a posição da Xerox como parceiro de confiança.
Nos próximos meses, intensificaremos o apoio às pequenas e médias empresas portuguesas, para assim facilitar a sua transição para a Cloud e otimizar a eficiência e segurança dos seus processos. Além disso, estamos a reforçar o canal de distribuição com mais ferramentas e ações de marketing e formação, e, a aliar tudo isto, com mais inovações em soluções baseadas em inteligência artificial (IA), que nos posiciona como um dos fornecedores mais bem preparados para ajudar os clientes nos projetos de transformação digital.
“Nos próximos meses, intensificaremos o apoio às pequenas e médias empresas portuguesas, para assim facilitar a sua transição para a Cloud”
O peso atual do mercado português vai evoluir de que modo nas vossas previsões nos próximos anos face ao mercado espanhol?
Esperamos que o peso do mercado português, não só se mantenha, como aumente nos próximos anos. Portugal tem um grande potencial de crescimento, sobretudo, em áreas como a transformação digital, a adoção de serviços Cloud e a melhoria da produtividade empresarial. O nosso compromisso é continuar a apostar neste mercado, com o reforço de uma proposta de valor com soluções e serviços inovadores e adaptados às necessidades das empresas portuguesas.
Estamos certos de que, graças ao dinamismo do tecido empresarial em Portugal e à nossa capacidade de acompanhar as organizações na sua evolução tecnológica, o contributo deste mercado continuará a ganhar relevância na Xerox, não só a nível ibérico, mas também europeu.
“O contributo do mercado português continuará a ganhar relevância na Xerox a nível ibérico e europeu”
Há algum investimento industrial previsto para Portugal?
Neste momento, os nossos investimentos em Portugal centram-se sobretudo no reforço da nossa rede de distribuição, no desenvolvimento de soluções digitais e no apoio à transformação digital dos nossos clientes.
Embora não planeemos um investimento industrial específico no país a curto prazo, mantemos as nossas opções em aberto para avaliar as oportunidades estratégicas que possam surgir. Portugal é um mercado chave, pelo que continuamos empenhados em proporcionar inovação e recursos que impulsionem o crescimento e a competitividade das empresas.
Nesse sentido, temos várias iniciativas e colaborações para o próximo ano, que coincidem com os 60 anos da Xerox em Portugal.
A Xerox assinala 60 anos de atividade em Portugal no próximo ano.
A transição digital e a digitalização de processos vieram diminuir o negócio das impressoras, dada a menor necessidade de imprimir documentos? Ou isso não aconteceu?
A transição digital e a digitalização dos processos transformaram significativamente o panorama empresarial, mas não reduziram necessariamente o negócio da tecnologia de impressão (impressoras e multifuncionais). O que temos assistido é a uma evolução nas necessidades dos clientes. Já não se trata apenas de imprimir documentos, mas de integrar a impressão como parte dos seus fluxos de trabalho cada vez mais digitais e com mais necessidades.
Na Xerox, conseguimos adaptar-nos a esta transformação, com a oferta de soluções que combinam a impressão com serviços digitais avançados.
Atualmente, os documentos não precisam apenas de ser impressos ou digitalizados, precisam de ser partilhados e permitir o trabalho colaborativo de forma segura; precisam assegurar rapidez na receção da informação e, por isso, podem ser transformados em ficheiros áudio, resumidos de forma automática ou traduzidos, de e para vários idiomas. E estes são apenas alguns exemplos em como as nossas inovações tecnologias possibilitam muito mais do que apenas imprimir.
No entanto, setores, como a educação, a saúde e a administração, continuam a ter uma forte necessidade de impressão segura e de qualidade. Ao mesmo tempo, alargámos o foco nos serviços de gestão e automatização de processos e em ferramentas que otimizam a transição do mundo físico para o digital.
Em suma, a digitalização não reduziu os negócios, antes redefiniu-os, ao abrir novas oportunidades para criar valor num mundo cada vez mais híbrido.
“Os documentos podem ser transformados em ficheiros áudio, resumidos de forma automática ou traduzidos”
Que inovações específicas podemos esperar no curto prazo do vosso lado?
Na Xerox continuamos empenhados na inovação. Prova disso é o recente lançamento de 14 novos produtos concebidos para satisfazer as necessidades de um ambiente de trabalho em constante evolução.
Um dos marcos mais notáveis é a incorporação de ferramentas de inteligência artificial (IA) nas nossas soluções. Como exemplo concreto do que lhe refiro, a nova série de impressoras multifunções Xerox AltaLink 8200, que utiliza IA para transformar o processamento de documentos. Estas impressoras, não só melhoram a eficiência, como também oferecem capacidades avançadas, como classificação inteligente e automatização dos fluxos de trabalho. Tal permite às empresas poupar tempo e reduzir erros.
A curto prazo, os clientes podem esperar novos desenvolvimentos em serviços Cloud, soluções de segurança integradas e ferramentas que continuem a maximizar a capacidade de análise de dados e a automatização.
Queremos continuar a oferecer inovações que, não só respondam às exigências atuais, mas também antecipem as necessidades dos nossos clientes.
“A nova série de impressoras multifunções utiliza IA para transformar o processamento de documentos, fazendo uma classificação inteligente e automatização dos fluxos de trabalho, o que permite às empresas poupar tempo e reduzir erros”.
De que forma estão ou vão integrar a inteligência artificial nas vossas soluções?
A inteligência artificial (IA) está no centro da nossa estratégia para oferecer soluções mais eficientes e inteligentes. Como referi anteriormente, já integrámos a IA em produtos importantes, como os MFPs Xerox AltaLink Série 8200, que utilizam esta tecnologia para automatizar o processamento de documentos, classificar ficheiros de forma mais inteligente e melhorar a precisão nos fluxos de trabalho.
Além disso, estamos a incorporar a tecnologia na nossa oferta de serviços de gestão documental, permitindo às empresas otimizar os seus processos e tomar decisões com base em dados em tempo real. A IA está também presente nas nossas soluções de automatização de processos, o que melhora a eficiência e reduz os custos operacionais para os nossos clientes.
Que tipo de produtos vão incorporar AI?
No futuro, continuaremos a desenvolver mais capacidades baseadas em IA, não só para otimizar a utilização das nossas impressoras e multifuncionais, mas também para oferecer soluções mais inteligentes e personalizadas em áreas, como a segurança, a analítica avançada de dados e a gestão na Cloud. A IA é uma ferramenta poderosa que irá transformar a forma como as empresas operam. Perante isso, na Xerox, estamos empenhados em liderar essa transformação.