Pela primeira vez, irá Portugal acolher uma etapa do Circuito Mundial de Judo, o que levará a que venham até ao nosso país os melhores judocas do planeta.
O Grand Prix Portugal 2022 irá realizar-se entre os dias 28 e 30 de janeiro no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada, sendo também o primeiro evento do ano do Circuito Mundial Judo 2022.
Portugal garantiu, aliás, a integração no Circuito Mundial de Judo durante o Ciclo Olímpico Paris 2024, o que significará que, além da edição de 2022, Portugal fará também parte do calendário internacional em 2023, 2024 e 2025. Isto, para já. A hipótese de, posteriormente, Portugal se manter na rota do judo mundial não está afastada.
Mais de 500 atletas
De acordo com a Federação Portuguesa de Judo, para o Grande Prix Portugal 2022 são esperados mais de 500 atletas de 80 países na primeira grande competição do ano, que concede 700 pontos para o ranking mundial aos vencedores de cada categoria.
A prova estava prevista realizar-se no Pavilhão Multiusos de Odivelas, designando-se “Odivelas Grand Prix 2022”, mas devido à situação pandémica, o governo português prolongou a utilização do Pavilhão Multiusos de Odivelas como centro de vacinação, levando a Federação Portuguesa de Judo, juntamente com as autoridades competentes, a procurar uma alternativa, sem comprometer a realização do evento. Assim, o Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada foi o eleito para ser o palco do novo Grand Prix português.
“Estamos felizes e orgulhosos de incluir Portugal no calendário, uma vez que têm sido muito ativos nos últimos anos”, diz Marius Vizer, Presidente da Federação Internacional de Judo.
“Estamos felizes e orgulhosos de incluir Portugal no calendário, uma vez que têm sido muito ativos nos últimos anos, enquanto proporcionaram um palco seguro para atletas de todas as idades durante os desafios dos últimos dois anos. Com a organização bem-sucedida de campeonatos continentais e eventos mundiais para os veteranos e kata no seu currículo, todos podemos sentir-nos confiantes de que a abertura da temporada está em mãos muito fortes e é exatamente por isso que Portugal é o lugar perfeito para começar”, afirma o o Presidente da Federação Internacional de Judo.
Marius Vizer diz que “Lisboa junta o tradicional e o moderno, a cidade e as praias atlânticas, sendo o local ideal para a família do judo se reencontrar. Devemos agradecer aos organizadores e voluntários locais, sem os quais este importante torneio não poderia acontecer. Desejamos a todos boa saúde, progresso contínuo e uma abertura espetacular para a temporada 2022. Bem-vindo a Lisboa!”.
“Estamos motivados para fazer desta competição um evento memorável”, salienta o Presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes.
Jorge Fernandes, Presidente da Federação Portuguesa de Judo, salienta a “grande honra” que Portugal tem em “receber pela primeira vez um Grand Prix” e de como a Federação “está empenhada em tornar esta etapa do circuito mundial uma referência, não só a nível organizacional, mas também do ponto de vista desportivo”.