A avaliação feita pelo Índice de Passaportes Henley coloca Portugal no Top 5 dos países cujo documento obtém a classificação original e mais confiável de todos os passaportes do mundo. O documento nacional partilha o quinto lugar com a Bélgica, República Checa, Malta, Nova Zelândia, Noruega e Suíça, sendo que dá a acesso a 189 destinos de viagem sem necessidade de visto prévio.
Uma das grandes novidades do novo índice da autoria da consultora inglesa Henley & Partners acontece na liderança, já que Singapura destronou o Japão que ocupava há cinco anos o posto de detentor do passaporte mais poderoso do mundo.
No segundo lugar ex aequo estão Alemanha, Itália e Espanha (190 destinos), seguidos no terceiro lugar pela Áustria, Finlândia, França, Japão, Luxemburgo, Coreia do Sul, e Suécia.
A lista do Top 5:
1 – Singapura (193 destinos)
2- Alemanha, Itália e Espanha (190)
3- Japão, Áustria, Finlândia, França, Luxemburgo, Coreia do Sul e Suécia (189)
4- Dinamarca, Irlanda, Países Baixos e Reino Unido (188)
5- Bélgica, República Checa, Malta, Nova Zelândia, Noruega, Portugal e Suíça (187)
O índice inclui 199 passaportes e 227 destinos de viagem, fornecendo informações sobre o seu acesso e mobilidade global. Os autores do índice assumem que este é um recurso essencial para os cidadãos globais e uma ferramenta essencial para a implementação de políticas governamentais nesta área. O ranking é feito com base nos dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), e é atualizado ao longo do ano, à medida que entram em vigor alterações às políticas de visto.
Pode consultar o índice completo aqui: https://www.henleyglobal.com/passport-index