Quais as características do mercado imobiliário português que justificaram a aposta da eXp em Portugal?
Portugal foi uma das primeiras apostas da eXp Realty quando esta iniciou o seu processo de expansão internacional. É um país pequeno, mas com uma visibilidade enorme além-fronteiras e muito reconhecido ao nível da promoção imobiliária, não só pela profissionalização do setor, mas também pela elevada procura por imóveis por parte dos estrangeiros. Esta elevada procura deve-se aos inúmeros reconhecimentos internacionais, e às características do nosso País, como a estabilidade económica e social, o clima, a gastronomia, a hospitalidade, entre outros. Além disso, oferecemos condições únicas para investimento e diversas vantagens fiscais que são atrativas para quem procura investir no imobiliário.
Como tem evoluído o negócio da eXp neste primeiro ano de atividade em Portugal?
Estamos muito satisfeitos com a evolução da atividade. Acredito que o facto de estarmos a viver uma pandemia, que obrigou à digitalização de todos os setores, tenha facilitado a perceção e adesão ao nosso modelo de negócio, que é 100% digital. Fechámos o primeiro ano de atividade com 200 agentes, um número muito bom tendo em conta a instabilidade que se viveu nos últimos dois anos. São 200 agentes que acreditaram e confiaram na eXp para mudarem a sua vida e estamos certos de que não se arrependeram. Estes 200 agentes estão sobretudo concentrados na Grande Lisboa e Grande Porto, mas o facto de não termos barreiras físicas ou limitações de escritórios, permite-nos ter agentes um pouco por todo o território continental e ilhas, que têm à sua responsabilidade uma carteira 1.500 imóveis.
Qual tem sido a aceitação do mercado, tendo em conta que desenvolve a atividade apenas pela via digital?
A aceitação tem sido muito boa. Quando a eXp entrou no mercado nacional já vivíamos esta pandemia e o digital já estava muito massificado nos diferentes setores, incluindo o imobiliário, pelo que não se estranhou esta abordagem. Neste caso, acredito que foi um elemento facilitador da perceção e aceitação do nosso modelo de negócio. Com mais de 12 anos de experiência no digital, a eXp tem o seu negócio muito bem oleado e quando isso acontece e todo o processo de compra ou venda decorre com naturalidade, o que promove a confiança. E é isso que os nossos clientes têm sentido. Confiança no nosso trabalho e nos nossos resultados.
Qual a tipologia de imóveis que privilegiam na vossa carteira de negócios?
A eXp é transversal a todas as classes e tipologia de imóveis. O que significa que temos uma oferta muito variada, capaz de responder às necessidades de todos os potenciais compradores, com uma média de transação que ronda os 250.000 mil €. A eXp é composta sobretudo por agentes que já estavam ativos no mercado e que tinham a sua carteira, pelo que existem imóveis para todas as necessidades e de norte a sul do País e ilhas.
Portugal tem sido um dos destinos escolhidos para se investir no imobiliário. Como antecipa a evolução deste mercado no País?
Os últimos dois anos demonstraram que a pandemia não travou o crescimento do mercado imobiliário e que os negócios continuaram a acontecer a um ritmo praticamente normal. O mercado mudou, as necessidades mudaram, mas os negócios continuaram a acontecer e vão continuar a acontecer desde que exista oferta, porque a procura mantém-se muito elevada, sobretudo se falarmos de construção nova. No que respeita a investimento estrangeiro, os golden visa continuam ativos e a eXp tem contribuído para isso mesmo. O facto de sermos uma empresa global, permite-nos criar sinergias com outros mercados e promover além-fronteiras o que de melhor temos a nível interno. Ao longo deste último ano muitos foram os encontros que realizámos com outros países, como Brasil, França, Índia ou África do Sul para promover Portugal e muitos foram os negócios que daí decorreram. Acreditamos que se batermos às portas certas, os negócios acontecem.
É possível identificar o perfil dos clientes que têm recorrido á eXp?
O perfil é muito diversificado, o que corresponde ao tipo de imóveis que estão disponíveis também. Mas até agora somos essencialmente procurados por famílias da classe média. E curiosamente também temos vindo a registar de forma crescente a procura por clientes internacionais.
Têm promovido várias iniciativas como o Roadshow Internacional ou o ‘Global Open House’. Quais as principais mensagens que se pode esperar destes eventos?
Com estes eventos pretendemos dar a conhecer a eXp e o seu modelo de negócio a todos aqueles que tenham interesse em fazer parte desta rede mundial que já tem mais de 68.000 agentes. Somos uma agência imobiliária 100% digital, mas esta não é a nossa única diferença. O facto de sermos digitais permite-nos não ter gastos com estruturas físicas e despesas associadas, e o que poupamos reverte para os nossos agentes através de comissões acima da média de mercado, e este é um aspeto muito valorizado. Também, após a primeira transação os nossos agentes tornam-se acionistas da empresa e têm ainda a possibilidade de trabalhar em rede e receber comissões referentes à sua rede. Aproveitamos sempre também para dar a conhecer testemunhos, que comprovam a veracidade das nossas mensagens e damos a conhecer como é trabalhar no mundo virtual eXp, uma vez que se trata de um escritório mundial, composto por todos os países, cada agente com o seu avatar, e tudo cloud-base. É neste mundo que reunimos, que confraternizamos, que trabalhamos diariamente e que temos acesso a agentes e negócios que podem estar em qualquer parte do mundo. Para quem não vive esta realidade, isto pode parecer estranho e até um bocadinho surreal, mas a verdade é que funciona e os números falam por si. A eXp é a agência que mais cresce a nível mundial. Para o mercado português as expetativas são muito elevadas, porque este é um mercado muito maduro, muito procurado e reconhecido internacionalmente.
A perspetiva de futuro é animadora…
Para além dos negócios de compra e venda de apartamentos, moradias, etc., têm surgido também através da nossa rede internacional, pedidos para aquisição de prédios, edifícios comerciais, hotéis. A equipa de gestão da eXp e alguns comerciais têm uma vasta experiência na estruturação deste tipo de negócios imobiliários em Portugal, pelo que, neste momento, já estão em curso diversos negócios e a equipa está preparada para auxiliar novos investidores que tenham interesse em investir em Portugal nesta área.