Os realizadores Miguel Gomes e Daniel Soares saíram vencedores da 77.ª edição do Festival de Cinema de Cannes que decorria na cidade francesa desde o dia 14 de maio e terminou este fim de semana.
O filme “Grand Tour” de Miguel Gomes foi distinguido com o Prémio de Melhor Realização no Festival, um feito inédito no cinema português. O filme é produzido por Filipa Reis, em coprodução com Itália, França, Alemanha, China e Japão.
“Grand Tour” é protagonizado por Crista Alfaiate e Gonçalo Waddington e acompanha os noivos Edward e Molly, em 1918, da Birmânia à China, numa viagem emocional e física, que liga “o Oriente e o Ocidente, género e sexo, tempo e espaço, realidade e ficção, mundo e cinema”, pode ler-se na sinopse do filme. O argumento é assinado por Gomes, Mariana Ricardo, Telmo Churro e Maureen Fazendeiro.
Miguel Gomes recebeu o prémio das mãos do cineasta alemão Wim Wenders e num curto discurso agradeceu ao cinema português, sublinhando a raridade que é haver filmes portugueses na competição oficial, e estendeu o agradecimento a “grandes cineastas” como Manoel de Oliveira, que o inspiraram a fazer cinema.
A curta-metragem “Bad for a moment – Mau por um momento” de Daniel Soares recebeu uma menção especial no certame sendo que estava integrada na competição oficial. O filme tem produção de O Som e a Fúria e de Kid With a Bike e o elenco integra João Villas Boas, Ana Vilaça, Isac Graça, Cláudia Jardim, João Patrício, entre outros. Na sinopse desta curta-metragem pode ler-se que “um evento de ‘team-building’ corre mal e obriga o dono de um atelier de arquitetura a encarar a realidade do bairro popular que a sua empresa está a gentrificar”.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa já felicitou os realizadores Miguel Gomes e Daniel Soares por terem sido distinguidos no Festival de Cinema de Cannes. Numa nota publicada na página oficial da Presidência da República, elogiou Miguel Gomes “como um autor europeu de referência”. E acrescenta que “Grand Tour” “passou do estatuto de muito aguardado a muito celebrado”.
Com Lusa