A Portobello Capital, sociedade de private equity, anunciou que vai adquirir uma participação maioritária no grupo Dualparts, empresa que atua na distribuição de peças automóveis em Portugal e que integra a Auto Delta, Fimag e Alecarpeças. A empresa madrilena de private equity detalha em comunicado que fechou um acordo com a Crest Capital Partners para assumir a participação na Dualparts, com os anteriores acionistas e a equipa de gestão a reinvestirem no projeto. Não foi divulgada a percentagem do capital que adquire, sendo que a operação ainda está sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência.
Com a integração das empresas Auto Delta, Fimag e Alecarpeças, o grupo Dualparts, que faturou 93 milhões de euros em 2024, “afirma-se como o líder na distribuição de peças automóveis em Portugal, destacando-se pela extensão do seu catálogo e pela cobertura nacional”, pode ler-se no mesmo comunicado. A Dualparts conta com uma rede de 12 centros logísticos distribuídos de norte a sul do país.
A Portobello Capital realça que vai continuar “a apoiar a estratégia de crescimento da Dualparts, reforçando a sua presença física em Portugal, desenvolvendo e otimizando as operações e o serviço ao cliente, e explorando potenciais oportunidades de crescimento através de aquisições na Península Ibérica”.
Este investimento representa a segunda operação da Portobello em Portugal, depois da aquisição de uma posição minoritária na Controlauto. E é também o primeiro investimento realizado pelo novo fundo da gestora, o Portobello Capital Fund V.
A private equity com sede em Madrid, fundada em 2010, gere mais de 3.300 milhões de euros em ativos e conta com uma equipa de mais de 40 profissionais e um portfólio de 25 empresas.
Fundada em 2017, a Crest Capital Partners é uma sociedade de private equity com sede em Lisboa, conta com mais de 50 transações realizadas, distribuídas por 17 plataformas, três fundos e mais de 300 milhões de euros sob gestão.