Sebastian Steudtner, alemão, 38 anos, é o atual recordista mundial de ondas gigantes ao surfar uma onda com 26,21 metros de altura.
No futuro, com equipamento melhorado, pretende chegar ainda mais longe. No âmbito da parceria de longa duração com a Porsche, Steudtner melhorou significativamente o seu equipamento.
O impulso surgiu pela subsidiária tecnológica da Porsche, a Porsche Engineering. A ideia desta colaboração passava por transpor a experiência no desenvolvimento automóvel para o contexto do surf.
Ao utilizar os mais recentes recursos de simulação e a validação de dados no túnel de vento, a equipa melhorou o comportamento da prancha de surf na água (hidrodinâmica), bem como a aerodinâmica da prancha e do surfista – sempre com o objetivo de reduzir a resistência na água e no ar. Isto permite a Steudtner atingir velocidades mais elevadas em cima da prancha.
Atualmente, é possível atingir 70 a 80 km/h. A velocidade mais alta é necessária para surfar ondas maiores – porque quanto maior for a onda, mais rápido o surfista tem de ser para evitar que a mesma caia sobre ele.
Aero-edges para surfar a velocidades de até 100 km/h
A otimização de todo o sistema da prancha de surf de Sebastian resultou numa redução significativa da resistência, o que permite agora surfar a velocidades de até 100 km/h.
“Para reduzir a resistência e estabilizar a prancha, foram adicionados elementos patenteados conhecidos como aero edges à frente e atrás na prancha”, explica Marcus Schmelz, gestor de projeto da Porsche Engineering.
“Conhecemos este princípio dos automóveis: também aqui são definidas extremidades, por exemplo, através da utilização de spoilers. Estes reduzem a turbulência do ar, ao tornar o veículo mais estável e aerodinâmico a velocidades elevadas”.
Prancha de surf otimizada ao nível da hidrodinâmica e aerodinâmica para ondas e velocidade de surf superiores a 80 km/h.
Para além das alterações estruturais da prancha, os testes aerodinâmicos no túnel de vento da Porsche também encontraram outras potenciais melhorias: a adaptação da posição do corpo do Sebastian durante o surfar de uma onda e a otimização do equipamento também produzem uma resistência significativamente menor.
A nova prancha de Steudtner foi batizada com o nome “Caçador RS”. Com esta nova prancha, Steudtner pode agora procurar o próximo recorde mundial.
“Em conjunto com a equipa da Porsche Engineering, passámos dois anos a investigar, a testar e a desenvolver de forma intensiva. O resultado é uma prancha mais rápida e mais estável que me permite surfar em ondas ainda maiores – um marco para o nosso projeto”.
O próximo projeto já está em andamento: a medição precisa das ondas
Com a ajuda de um drone de medição, no futuro será possível medir com rapidez e precisão a altura das ondas. Atualmente, as medições são feitas através de vídeos e fotografias.
O protótipo atual da Porsche Engineering está equipado com câmaras, unidades de controlo e de armazenamento e sensores semelhantes aos utilizados no desenvolvimento dos veículos para desenvolver os sistemas de assistência ao condutor modernos.
O aparelho mede todas as áreas da onda e do surfista num raio de 100 metros. É esperado que os primeiros dados fiáveis sejam recolhidos no outono deste ano, quando começar a próxima época de ondas gigantes na Nazaré, Portugal.