A Plataforma Apres, com operações nos Estados Unidos e em Portugal, anunciou recentemente uma ronda de investimento seed de 1,5 milhões de dólares para trazer a sua solução de Inteligência Artificial Explicável, a Explainable AI, ao mercado.
A VC portuguesa Faber e a Adara Ventures lideraram em conjunto a ronda de investimento na Apres, em que se inclui também a Techstars. “Estamos entusiasmados nesta parceria com a Apres, para cumprir a sua missão de tornar a IA explicável e transparente”, afirma Ross Strachan, Investidora da Adara.
Segundo uma nota que a FORBES teve acesso, A Apres entra num mercado de Inteligência Artificial (IA) em expansão, a crescer para 110 mil milhões de dólares em 2024. “Independentemente do resultado, mais de 80% dos orçamentos de IA serão gastos em processamento de dados e em geração de relatórios nos próximos tempos”, aponta a nota.
A Faber é uma empresa de capital de risco, com sede em Lisboa que, desde 2013, investe em grandes empreendedores na construção de empresas globais de tecnologia, com o objetivo de transformar e liderar as suas indústrias. Já a Adara Ventures é uma empresa de capital de risco em estágio inicial, com mais de 180 milhões de euros em capital. A Adara investe em start-ups B2B europeias, resolvendo problemas complexos com soluções inovadoras que podem transformar a empresa moderna.
Por sua vez, a Techstars, fundada em 2006, tem a missão de permitir que qualquer pessoa no mundo possa contribuir e beneficiar do sucesso dos empreendedores. Além de desenvolver programas de aceleração e fundos de venture capital, a empresa apresenta-se também como elo de ligação entre start-ups, investidores, empresas e cidades, com o propósito de ajudar a construir cada vez mais comunidades de start-ups.
A plataforma Apres simplifica a integração nos modelos já existentes para criar explicações e interpretações ricas, contextualiza cada fatia de dados e modelo de decisão relativamente aos objetivos de negócios, cria uma linguagem comum para as equipas técnicas e não técnicas comunicarem o sucesso e disponibilizarem feedback que melhora as interpretações e relatórios da Apres.