A plataforma AssetFloow, criada há nove meses, é a “primeira e única”, até ao momento, capaz de analisar e otimizar o percurso de pessoas, sem recurso a sensores ou câmaras, atingindo resultados com precisão superior a 90%, garante a sua CEO e fundadora, Katya Ivanova.
Em entrevista à FORBES, a gestora explicou que a AssetFloow é especialista na análise de comportamento humano e fluxo de pessoas. “O nosso produto é um software de inteligência artificial que ajuda as empresas a otimizarem o espaço, extraindo os percursos das pessoas e a ocupação”, disse.
A título de exemplo, indicou que no caso dos clientes de retalho, usando apenas dados de vendas anónimos e o mapa da loja, a AssetFloow consegue detetar os diferentes perfis de compras de cada um e os percursos que fazem, propondo sugestões dos locais que os produtos devem ser colocados para aumentar as vendas.
No caso de num shopping, prosseguiu, ao se analisar os percursos e a previsão da ocupação, a solução consegue detetar padrões na mudança da qualidade do ar e temperatura, para que o estabelecimento possa otimizar o funcionamento da utilização dos dispositivos de ar condicionado, diminuindo os seus custos de eletricidade até 50%, ao mesmo tempo que mantém os níveis de qualidade do ar e a temperatura aceitável para o conforto dos visitantes e os lojistas.
Katya Ivanova, elucidou também que com a AssetFloow é possível perceber como o espaço é usado por diferentes tipos de consumidores, colocando estrategicamente os produtos nos percursos dos mesmos, estimulando comportamentos de compra.
Por sua vez, Ricardo Santos, também fundador da plataforma, elucida que a AssetFloow foi desenvolvida e testada junto dos clientes “de forma a que convergíssemos mais rapidamente para o que procuravam”.
À FORBES, Katya e Ricardo avançam que apesar de estarem com menos de um ano no mercado, têm conseguido alcançar os objetivos que estiveram na base da criação da AssetFloow. “Felizmente superamos os objetivos. O nosso objetivo principal neste primeiro ano era conseguir validar o projeto, posicionar o produto na direção que mais beneficiará os utilizadores e lançar pilotos em diversos países europeus”, apontaram.
Os cofundadores da plataforma consideram que, apesar de estarem há pouco tempo no mercado, a AssetFloow já deu provas de sucesso no mercado europeu, pelo que tem conseguido com que empresas internacionais olhem para o valor da mesma em mercados que nem os próprios fundadores pensavam entrar, como por exemplo o do consumo energético.
Recentemente, a AssetFloow venceu o prémio mundial Venture With Air (hackathon), no valor de 20 mil euros. Katya Ivanova refere que a distinção abriu novas portas para potenciais clientes e investidores e que o valor vai ser usado para investir no projeto, bem como para aumentar o número de colaboradores.
A ideia que culminou com a fundação da AssetFloow, em março deste ano, surgiu junto de potenciais clientes de retalho e real-estate. Além de Portugal, a plataforma foi lançada também em shoppings, lojas de retalho e armazéns em Itália e Finlândia.