Piscina e jardim são símbolos mais desejáveis do luxo imobiliário

As moradias de luxo com piscina e jardim estão no topo das preferências de quem investe no segmento residencial premium em Portugal. Os dados mais recentes do idealista/data, referentes ao trimestre encerrado em maio de 2025, mostram que a procura por este tipo de imóveis é 15% superior face ao interesse registado por casas de…
ebenhack/AP
A procura por casas de luxo com piscina e jardim continua a crescer em Portugal, acompanhada por um aumento da oferta e uma valorização dos preços.
Imobiliário Negócios

As moradias de luxo com piscina e jardim estão no topo das preferências de quem investe no segmento residencial premium em Portugal. Os dados mais recentes do idealista/data, referentes ao trimestre encerrado em maio de 2025, mostram que a procura por este tipo de imóveis é 15% superior face ao interesse registado por casas de luxo sem estas comodidades.

A tendência é particularmente evidente em regiões como Faro, onde o interesse por habitações com piscina e jardim é 79% superior face às alternativas sem espaços exteriores. Também em Setúbal (+64%), na Madeira (+27%), em Lisboa (+4%) e no Porto (+8%) se registam diferenças a favor da procura por empreendimentos com jardim e piscina.

Oferta acompanha o apetite do mercado

Ainda segundo o idealista, no mesmo período analisado (março a maio de 2025), estavam disponíveis no mercado português 7.760 moradias de luxo com piscina e jardim – um crescimento de 12% face ao ano anterior. A maior concentração de oferta verifica-se no Algarve, com mais de 3.000 imóveis (um aumento anual de 17%), seguido por Lisboa, com cerca de 2.300 unidades (+3%).

Ao nível da procura por este tipo de propriedades, os distritos de Lisboa, Leiria e Setúbal lideram as pesquisas.

Preço premium por comodidades exclusivas

Como seria de esperar, as casas com piscina e jardim são também mais caras. O preço mediano das moradias de luxo com estas características ronda os 1.800.000 euros, o que representa um extra de 13% face às casas sem estas comodidades (1.600.000 euros), de acordo com o idealista.

As maiores diferenças de preço registam-se em Lisboa, onde uma casa com piscina e jardim pode custar, em média, mais 30% do que uma sem estas amenidades. Em Leiria, o diferencial é de 21%, e na Madeira atinge os 17%. Curiosamente, no Porto, o padrão inverte-se: as casas de luxo com jardim e piscina são, em média, 6% mais baratas do que aquelas sem esses extras, assinala o idealista.

Em termos geográficos, Lisboa, Faro e Setúbal concentram as moradias de luxo mais exclusivas e acima da mediana nacional. Já os distritos de Viana do Castelo, Aveiro e Santarém oferecem alternativas mais acessíveis, com valores médios a rondar os 1.300.000 euros.

Mais Artigos