Após ter contratado 70 pessoas no ano passado, a PHC Software pretende contratar mais 32 pessoas em 2023, tendo lançado uma campanha de recrutamento, apresentada em vários formatos e canais, desde o LinkedIn ao Instagram, mas também no Spotify e TikTok.
A particularidade desta campanha, que tem o mote de “O Futuro da PHC Começa Contigo”, é que, além de usar o Google adwords no targeting dos candidatos, recorre a ferramentas de Inteligência Artificial.
A Inteligência Artificial é utilizada em diversas frentes, “desde a análise de linguagem do público selecionado através da análise de reviews e publicações online, desenho do outline de scripts de vídeo em função do briefing do cliente e criação de imagens para storyboards. Mas ainda a remoção de objetos em vídeos, emulação de som de estúdio, identificação de keywords de campanha, desenho de layout de páginas, e até um imaginar do futuro do trabalho, com imagens criadas por inteligência artificial, baseadas no vídeo de recrutamento”.
Margarida Lopes da Silva e Nuno da Silva Jorge, Managing Partners da Aurora – Estratégia e Comunicação, empresa consultora autora da campanha, pormenoriza que as ferramentas de AI estiveram presentes “na tão hoje falada criação de conteúdo (generative AI) em texto, som e imagem, mas também na pesquisa e análise de informação que permite tomar decisões estratégicas”.
“No caso da análise de linguagem, recorremos à informação de domínio público que está disponível em reviews públicas em sites de recrutamento e fóruns online e usámos ferramentas de AI para nos ajudar a perceber melhor que linguagem e expressões são usadas pelo perfil de pessoas que a empresa quer recrutar. A utilização de AI para este tipo de análise é um salto qualitativo enorme na construção de qualquer campanha de comunicação”, dizem Margarida Lopes da Silva e Nuno da Silva Jorge.
“Quando falamos da utilização de AI em estratégias de comunicação, vemos este tipo de ferramentas como estruturantes de uma nova forma de trabalhar — mais rápida e criativa — e não como nossas substitutas”, refere Nuno da Silva Jorge, Managing Partner da Aurora – Estratégia e Comunicação.
“A utilização de ferramentas com Inteligência Artificial permitiu fazer numa semana com três pessoas o que normalmente levaria mais de um mês. Conseguimos encontrar padrões, explorar ideias e analisar a informação de outra forma. Quando falamos da utilização de AI em estratégias de comunicação, vemos este tipo de ferramentas como estruturantes de uma nova forma de trabalhar — mais rápida e criativa — e não como nossas substitutas”, explica Nuno da Silva Jorge, Managing Partner da Aurora – Estratégia e Comunicação.
Para Rute Ablum, Chief Management Officer da PHC Software, “recriar a experiência de trabalho na PHC através de imagens criadas por inteligência artificial tem uma mensagem clara: acreditamos que o futuro do trabalho será como o vivemos na PHC. E as imagens criadas por inteligência artificial são uma peça de um puzzle maior. A campanha usa AI em diversas frentes: deste a criação de música, escrita de texto em conjunto com algoritmos, edição de som, estruturação de informação, entre outras aplicações. A mensagem sobre a empresa é clara: o futuro é tecnológico e cheio de possibilidades. E temos vagas em aberto para quem queira viver esta experiência”.