A Peugeot revelou esta semana o novo 408, modelo que causou surpresa ao ser desvendado, dado que fez evoluir a habitual proposta do construtor neste segmento, de uma berlina (ou carrinha) familiar, para um SUV Coupé com pegada premium.
O novo 408 está no topo da oferta do segmento C da marca gaulesa, situando-se acima do 308 e abaixo do 508.
Ao ser um SUV Coupé, o 408 foi um lançamento inesperado da Peugeot. É, aliás, o primeiro deste género de modelo na história da própria marca.
A marca explica o motivo para ter optado pelo design de um SUV Coupé: “Uma grande parte dos novos clientes do 408 serão casais, a maioria deles ativos, com ou sem filhos, que utilizarão o seu automóvel para fins pessoais e profissionais. Uma infinidade de necessidades e desejos, por vezes complementares, guiá-los-á na sua escolha. Alguns desejam subir de gama dentro do segmento C e comprar um automóvel maior e mais espaçoso. Outros procuram uma silhueta mais original e inovadora do que um SUV compacto, que consideram demasiado comum ou demasiado orientado para a família. Finalmente, outros apreciam, simplesmente, a presença de um automóvel grande. Todos eles procuram uma experiência motorizada muito contemporânea, seja para uso diário ou para viagens longas, confortáveis e tranquilas com outras pessoas”.
Este novo 408, que irá concorrer no mercado com propostas como o Renault Arkana e o Citroën C5 X, tem uma silhueta dinâmica fastback, com a postura felina típica dos modelos da marca. As suas linhas são incisivas e a grelha é da mesma cor da carroçaria para combinar com a secção frontal, onde desponta o novo emblema Peugeot com a cabeça de um leão.
O recorte invertido do para-choques traseiro dá ao perfil uma dinâmica inédita. O 408 assenta sobre rodas de 720 mm de diâmetro, com os pneus a variarem entre as 17 e as 20 polegadas. As jantes de 20 polegadas – as das fotos – apresentam um desenho geométrico criativo.
À frente, a assinatura de luz em forma de presas integra o 408 na família Peugeot, tal como as luzes LED de três garras na traseira.
Com base na plataforma multi-energias EMP2 (Efficient Modular Platform), o modelo possui um comprimento de 4,69 metros. Com base numa distância entre eixos de 2,79 m, o Peugeot 408 conta com uma segunda fila de passageiros espaçosa, com 188 milímetros de espaço para as pernas.
A bagageira tem um volume de 536 litros que pode ser aumentado para 1.611 litros depois de rebatidos os bancos traseiros. O novo 408 tem uma altura de 1,48 m.
O novo Peugeot 408 chegará ao mercado no início de 2023. Será produzido inicialmente em Mulhouse, França, para o mercado europeu e pouco depois na fábrica de Chengdu, na China, para o mercado local.
O modelo oferece a última geração do Peugeot i-Cockpit, reconhecível pelo seu volante compacto que pode ainda ser aquecido (opcional) e que e aloja os comandos para o sistema multimédia (rádio, telefone) e para alguns auxiliares de condução.
No habitáculo, a ênfase é colocada na qualidade e na conectividade, com as mais recentes tecnologias para tornar a experiência de condução e a viagem mais intuitivas.
Localizado ao nível dos olhos, imediatamente acima do volante, o novo painel digital incorpora um ecrã de 10 polegadas. No acabamento GT, o painel está disponível com tecnologia 3D. O painel de instrumentos digital pode ser totalmente personalizado e dispõe de vários modos de visualização (Navegação Conectada TomTom, Radio/Media, Ajudas à condução, Fluxo de energia, etc.) que podem ser alterados diretamente a partir do painel de controlo.
O ecrã tátil central também possui 10 polegadas, estand orientado para o condutor.
Motorizações disponíveis
A gama de motores do 408 inclui duas versões híbridas recarregáveis (PHEV) com 180 cv e 225 cv, bem como uma versão a gasolina de 130 cv (um três cilindros de 1,2 litros PureTech). As três estão acopladas a uma caixa automática EAT8 de oito velocidades. Uma versão totalmente elétrica seguir-se-á alguns meses mais tarde. Não está disponível nenhuma versão Diesel.
O Plug-in Hybrid 225 e-EAT8 é um tração dianteira que combina um motor PureTech de 180 cv (132 kW) e um motor elétrico de 81 kW.
O Plug-in Hybrid 180 e-EAT8 também tem tração dianteira, combinando um motor PureTech de 150 cv (110 kW) com um motor elétrico de 81 kW.
A bateria de iões de lítio em ambas as versões híbridas plug-in tem uma capacidade de 12,4 kWh e uma potência de 102 kW.
O novo 408 estará disponível em seis cores: Azul Obsession (nova cor, selecionada para marcar o lançamento do modelo e que é a cor do exemplar das fotos), Cinzento Titanium (nova cor), Cinzento Artense (apenas no acabamento Allure), Vermelho Elixir, Branco Pearl e Preto Perla Nera.
A chegada do novo 408 ao mercado acontecerá logo no início de 2023.