No setor hoteleiro o sucesso depende do principal ativo que as organizações têm nas suas fileiras: as pessoas. Ciente desta premissa, o Pestana Hotel Group criou o programa Growing Together, que mais não é do que uma ferramenta para formar e capacitar profissionais de hotelaria com potencial para crescerem dentro do grupo liderado por Dionísio Pestana, preparando-os para assumirem competências de gestão e liderança, assim como para aprofundarem o conhecimento sobre as operações hoteleiras no sector.
Em entrevista à Forbes Portugal, a chief human resources Officer do Pestana Hotel Group, Verónica Soares Franco, explica que o programa tem a duração de 18 meses “Através de uma abordagem estruturada, oferecemos aos participantes um percurso de desenvolvimento que combina experiências tanto operacionais como corporativas.”
A chief human resources officer do Pestana Hotel Group revela que a iniciativa já contou com quase 40 participantes, tendo quatro candidatos começado o programa já neste ano. Neste momento 70% ainda se mantêm a trabalhar no Pestana Hotel Group, e 62% tornaram-se diretores de hotéis ou pousadas. Trata-se, assim, de um programa que promove a retenção de talentos e inúmeras oportunidades de progressão de carreira dentro do grupo.
Verónica Soares Franco detalha que o programa se divide em duas fases. A primeira, com a duração de 12 meses, “consiste num ciclo de experiências entre os vários departamentos corporativos e operações hoteleiras, nos hotéis e pousadas do grupo em Portugal e internacionalmente”.
A gestora do Pestana Hotel Group relça que “este contacto direto com diferentes departamentos permite adquirir uma visão abrangente do negócio e desenvolver competências fundamentais de gestão e liderança”. Nos últimos seis meses, os candidatos especializam-se em áreas específicas, como cozinha, food & beverage, housekeeping, front office, catering & events ou gestão. Após a conclusão do programa, os participantes são convidados a integrar a estrutura operacional ou corporativa do Pestana Hotel Group, seja em Portugal ou no estrangeiro, de acordo com o seu percurso e perfil.
Valorizar a proatividade
Sobre as competências de liderança que os participantes conquistam ao participar no programa, Verónica Sousa Franco começa por dizer que o grupo hoteleiro acredita “que uma gestão eficaz vai além das competências técnicas, sendo essencial que os participantes do programa Growing Together desenvolvam um conjunto de soft skills que os prepare para os desafios diários da hotelaria”.
Face a esta premissa, a responsável de recursos humanos, destaca: “Valorizamos a proatividade, o dinamismo e a capacidade de adaptação à mudança, pois a hotelaria é um sector dinâmico e em constante evolução. Além disso, competências como foco no cliente e orientação para resultados são fundamentais para garantir a excelência no serviço.” Além destes pontos, há que ter em conta que “a comunicação eficaz e a relação interpessoal são igualmente essenciais, permitindo que, no futuro, os líderes criem equipas motivadas e promovam um ambiente colaborativo”.
Por fim, é também dada “grande importância ao alinhamento com a cultura Pestana, que é um pilar essencial do sucesso do grupo”. “Esperamos que os participantes incorporem e transmitam os cinco valores que nos definem: ser colaborativo, ser apaixonado, ser eficiente, ser consciencioso e ser ágil”, detalha Verónica Sousa Franco.
A experiência internacional é apontada como um dos grandes diferenciais do programa Growing Together, que inclui, ao longo dos 18 meses, “experiências operacionais nos três continentes onde o grupo está presente, com um impacto muito significativo no crescimento profissional dos participantes”, explica Verónica Sousa Franco. A mesma responsável refere que esta experiência além-fronteiras “lhes proporciona uma visão mais ampla da dimensão e diversidade do grupo, um elevado nível de autonomia e capacidade de adaptação, assim como a oportunidade de viajar, ter contacto com diferentes culturas, por vezes aprendizagem de uma língua nova, formas de trabalho e desafios operacionais”.
Experiência além-fronteiras
Além do Growing Together, o grupo conta também com o programa Mobility, que oferece aos colaboradores experiências de mobilidade interna, por períodos que variam de dois a seis meses, num dos hotéis localizados nos três continentes onde existe uma bandeira Pestana. A gestora realça que “esta iniciativa não só fortalece a cultura Pestana a nível global, como também promove a troca de melhores práticas entre equipas, hotéis e pousadas, tornando o grupo mais coeso e inovador”.
Durante o Growing Together, os participantes contam com o acompanhamento de mentores internos, talentos com experiência relevante no grupo que os apoiam ao longo de todo o programa. Isto porque “o objetivo é garantir uma integração eficaz na cultura da empresa e apoiar na superação dos desafios diários, tendo sempre em consideração as necessidades de cada um”.
Apesar de ter sido criado sob a chancela Pestana, o programa não é exclusivo para colaboradores do grupo, sendo que está aberto a qualquer profissional de hotelaria que queira desenvolver a sua carreira. Verónica Sousa Franco não tem dúvidas: “A participação externa enriquece o programa, trazendo diversidade de experiências e permitindo uma maior troca de conhecimento e boas práticas entre os participantes.”
Ao longo das edições, o programa tem estado também aberto a participantes de outras geografias, e recentemente juntaram-se colaboradores dos hotéis em Inglaterra e Espanha.