A Green One Capital, sociedade de capital de risco do universo do grupo Emerald, reforçou a equipa de gestão com a entrada de Pedro Ventura para o conselho de administração. O novo administrador terá sob a sua alçada o controlo interno da Green One Capital.
De acordo com um comunicado da sociedade capital de risco, a que a FORBES teve acesso, Pedro Ventura, ao longo da carreira acumula vasta experiência no Fundo de Resolução, entidade criada em 2012, com a missão de prestar apoio financeiro às medidas de resolução aplicadas pelo Banco de Portugal.
No seio deste órgão o gestor assumiu várias responsabilidades. Foi também administrador não-executivo e membro da Comissão de Auditoria da Parpública – Participações Públicas, SGPS, SA. Pedro Ventura foi também presidente dos conselhos fiscais da Parvalorem SA e Participadas SGPS, SA, vogal do Conselho Fiscal da REFER, EPE e presidente da mesa da Assembleia -Geral dos CTT- Correios de Portugal, entre outros cargos que compõem o seu currículo.
A Green One Capital apostou, em 2021, num reposicionamento no mercado, altura em que assumiu a aposta de promover o desenvolvimento do private equity e venture capital, através de uma forte rede de investidores globais e múltiplas geografias.
De entre as áreas estratégicas da sociedade de capital de risco estão a transição climática e energética, inovação social e silver economy, África e Lusofonia assim como a transformação digital.
O conselho de administração conta como chairman Pedro Cardoso que tem uma longa carreira internacional nos setores financeiro e imobiliário. Este órgão é ainda composto pelos administradores, Paulo Dinis, antigo managing director da Accenture, e Pedro Jordão, que liderava a direção de operações bancárias do Banco Atlântico Europa.