Já são conhecidos os vencedores da 36ª edição dos Investor Relations & Governance Awards (IRGAwards) atribuídos pela Deloitte que reconhece os bons desempenhos empresariais em Portugal. Paulo Macedo, gestor que lidera a Caixa Geral de Depósitos, foi distinguido com o galardão CEO Award, prémio que destaca a excelência na atuação dos líderes ao longo do ano de 2023. Nesta categoria estavam também nomeados João Manso Neto da Greenvolt, Miguel Maya do Millennium BCP e Miguel Stilwell d’Andrade da EDP.
No campo financeiro, o CFO Award foi atribuído a Miguel Bragança do Millennium BCP. Esta categoria reconhece os gestores que mais contribuíram para a robustez financeira das organizações.
O IRO Award, que reconhece o desempenho nas relações com os investidores e o mercado de capitais, foi atribuído a Ana Fernandes da Greenvolt.
Enquanto o Sustainability Initiative Award coube à Revigrés pelo seu Plano Integrado para a Descarbonização e Eficiência Energética. Esta categoria reconhece os projetos ou iniciativas que com impacto significativo num, ou mais, pilares da sustentabilidade iniciados ou concretizados em 2023.
A NORS com o Programa de Transformação CORE recebeu o prémio Transformation Award, categoria que avalia os projetos ou iniciativas com impacto significativo na transformação das atividades ou negócio das empresas no último ano.
A Founder Chairman da Hovione, Diane Villax foi galardoada com o Lifetime Achievement Award, distinção que resulta de uma deliberação direta do júri, e que reconhece o seu trabalho desenvolvido em prol da ciência e da investigação no setor farmacêutico ao longo dos últimos 65 anos.
Liderar num cenário de mudança
O júri dos Investor Relations & Governance Awards é presidido por Vítor Bento, juntamente com outras personalidades com experiência no mercado financeiro e não financeiro. Sobre estes prémios, Vítor Bento sublinhou que “perante contextos económicos e geopolíticos desafiantes, como foi o caso em 2023, é imperativo continuar a distinguir os bons exemplos empresariais que contribuem ativamente para tornar a nossa economia mais robusta”. E acrescentou que os vencedores desta edição “personificam essa capacidade de liderar e de adaptar as estratégias das organizações às novas exigências do mercado”.
Já o CEO e Managing Partner da Deloitte, António Lagartixo, não tem dúvidas que “os IRGAwards continuam a ser um importante instrumento na promoção e distinção dos líderes e organizações no mercado português. Este reconhecimento, necessário em tempos desafiantes e incertos como os que vivemos atualmente, é um impulso para continuarmos a apoiar o desenvolvimento e crescimento do país. Os gestores e projetos hoje distinguidos não se limitam a procurar apenas a mudança, lideram-na.”