Apesar das reações negativas e dos protestos em todo o mundo ao controlo da partilha de contas da Netflix, o processo está mesmo em andamento. Não era esperado que esta repressão da Netflix entrasse em vigor de imediato – nem mesmo a empresa esperava isso, pois a plataforma de streaming começou com uma primeira experiência, antes de avançar em massa, com receio de perder utilizadores.
Mas, surpreendentemente, o êxodo em massa dos utilizadores não aconteceu. Os dados mais recentes sobre o número de assinantes da Netflix, recolhidos pela empresa de research Antenna, relatados pela Variety, mostram que a gigante do entretenimento está a ver, até, um crescimento do número de assinantes, à medida que as pessoas vão criando novas contas.
Embora também tenha havia um aumento dos cancelamentos, este crescimento não prejudicou o incremento do número de assinantes.
Depois de uma primeira experiência na América Latina, em finais de maio a empresa começou a notificar os utilizadores nos Estados Unidos e no Reino Unido – em Portugal o controlo começou logo no início do ano – e nos dias seguintes registou o maior crescimento de inscrições desde janeiro de 2019, segundo a Antenna. Esta pesquisa mostrou que o número diário de novos utilizadores aumentou para 73 mil entre 25 e 28 de maio, um aumento de 102%.
Embora também tenha havia um aumento dos cancelamentos, este crescimento não prejudicou o crescimento do número de assinantes. Em Portugal, segundo o estudo da BStream, da Marktest, a empresa perdeu 13% de utilizadores entre janeiro e abril deste ano, face ao mesmo período de 2022.
Os utilizadores da Netflix acreditavam numa reviravolta desta política, mas parece que isso não vai acontecer.
Forbes International