A judoca Patrícia Sampaio conquistou hoje o bronze em -78 kg em Paris2024, ao bater a japonesa Rika Takayama por duplo waza-ari, alcançando a 29.ª medalha olímpica do desporto português, a primeira na presente edição dos Jogos.
Patrícia Sampaio (13.ª) venceu no combate decisivo, o seu quinto na Arena Champ-de-Mars, a nipónica Takayama, nona do mundo e sétima favorita entre as 22 judocas inscritas na categoria, com um segundo waza-ari, resultando em ippon, obtido a 01.02 minutos do final.
A medalha olímpica ainda não parece real à judoca Patrícia Sampaio, que concretizou hoje um sonho, ao conquistar o bronze em -78 kg nos Jogos Olímpicos Paris2024.
“Neste momento, ainda não me parece real. Acho que só quando puser a medalha ao peito, quando lhe tocar, quando lhe dar uma dentada, é que vou perceber que realmente é minha, vou levá-la para casa e conquistei-a, mas isto parece tudo um sonho, e era um sonho”, declarou na zona mista da Arena Champ-de-Mars, em Paris.
“Estava muito decidida a manter o foco, a manter a determinação, independentemente do que acontecesse. […] Mesmo quando perdi a meia-final, não deixei que isso me afetasse. Saí do combate, limpei a cabeça, vamos para um combate novo e acho que isso foi muito importante”, resumiu a tomarense de 25 anos.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinalou e felicitou a medalha de bronze olímpica conquistada hoje pela judoca portuguesa Patrícia Sampaio, na categoria de -78 kg, em Paris2024.
“O Presidente da República felicita a judoca Patrícia Sampaio, pela medalha de bronze esta tarde obtida nos Jogos Olímpicos de Paris. O desporto nacional e o judo em particular têm uma nova medalhada olímpica, que merece ser assinalada e felicitada”, lê-se no sítio oficial da Presidência.
Patrícia Sampaio (13.ª favorita) conquistou uma das duas medalhas de bronze da categoria, ao vencer no combate decisivo, o seu quinto na Arena Champ-de-Mars, a japonesa Rika Takayama, nona do mundo e sétima favorita entre as 22 judocas inscritas na categoria, com um segundo waza-ari, resultando em ippon, obtido a 01.02 minutos do final.
O bronze de Sampaio é o quarto do judo português em Jogos Olímpicos, após as medalhas de Nuno Delgado (Sydney2000, -81 kg), Telma Monteiro (Rio2016, -57 kg) e Jorge Fonseca (Tóquio2020, -100 kg).
com Lusa