O nadador português Diogo Ribeiro, campeão mundial em título, falhou hoje o apuramento para as meias-finais dos 100 metros mariposa dos Jogos Olímpicos Paris2024, ao ficar-se apenas pelo 20.º melhor tempo das eliminatórias.
O campeão mundial em título, de 19 anos, foi sexto na terceira série da sua prova de eleição, com 51,90 segundos, ficando a 28 centésimos do 16.º e último apurado.
Diogo Ribeiro termina, assim, de forma prematura a sua participação nos Jogos Olímpicos Paris2024, depois de ter sido 16.º nos 50 metros livres (meias-finais) e 28.º nos 100 metros livres.
“Sinto que não deixei tudo, mas quase tudo”, afirma Diogo Ribeiro.
“Terminou a minha participação nos Jogos Olímpicos. Não estou de todo contente com o que fiz. Acho que conseguia e devia ter feito mais. Não deixei tudo, mas deixei quase tudo. A verdade é que ontem estava com más sensações. Hoje já estava melhor, mas isto nunca é bom para um atleta”, referiu.
No final, o nadador deixou algumas criticas à organização e às condições da aldeia olímpica: “Isto não está correr bem, não só na minha participação, os Jogos Olímpicos não estão a ser bons. A única coisa que está bem é haver autocarros. A alimentação não é boa, o restaurante fica longe, isso pesa no subconsciente, os horários das provas, a humidade… Mas não vale a pena estarmos aqui a dizer que podia fazer mais. A minha participação foi uma má experiência, mas aprende-se sempre alguma coisa. Vou trabalhar para voltar mais forte”.
O campeão mundial dos 100 metros mariposa reconhece, no entanto, que sai de Paris com maior “experiência”.