A portuguesa Patrícia Mamona, medalha de prata no triplo salto em Tóquio (2020), vai falhar os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, depois de não conseguir participar em provas para fazer os mínimos, confirmou o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
“Não teve nenhuma competição até agora nos últimos tempos. Obviamente, não tem treinado ao melhor nível e, infelizmente, confirma-se aquilo que já íamos prevendo”, lamentou Jorge Vieira, em declarações à agência Lusa.
Patrícia Mamona, de 35 anos, tinha de conseguir marca de qualificação até ao final de junho, com os Nacionais do fim de semana a serem a derradeira possibilidade, mas a atleta do Sporting não está sequer inscrita.
“Era, infelizmente, o que esperávamos. Mas não há nada a fazer, é assim, o desporto também é isto. A vida dos atletas nunca é 100% facilitada. Têm sempre de ultrapassar alguns obstáculos e alguns não se conseguem ultrapassar e este é um deles”, disse Jorge Vieira.
O presidente da FPA diz que a ausência de Patrícia Mamona será uma baixa de peso na comitiva portuguesa aos Jogos Olímpicos, que se disputam de 26 de julho a 11 de agosto.
“É uma medalhada olímpica, é uma atleta que atingiu um nível elevadíssimo. Para nós, sempre foi uma atleta vital na nossa representação internacional. Portanto, é uma confirmação, mas afeta-nos sempre. É triste, em primeiro lugar para a atleta, para o seu treinador, para o seu clube, mas para o atletismo é uma falta importante”, referiu.
(Lusa)