A Dower Law Firm, sociedade de advogados, com sede no Porto e escritórios em Lisboa e Funchal, celebrou um protocolo com a Quercus que prevê a prestação de apoio jurídico de forma gratuita.
A Quercus, uma das principais associações ambientais do país, beneficiará, assim, da oferta de horas em assistência jurídica dos especialistas da Dower, no âmbito de acompanhamento de denúncias recebidas pela Quercus.
O acordo em causa foi assinado pelos sócios fundadores da Dower Law Firm, Eduardo Castro Marques, Miguel Cunha Machado e Nuno Sá Costa, e pelo vice-presidente da Quercus, Raúl Silva.
“Esta parceria surge de forma natural, unindo uma organização, como a Dower, que quer contribuir positivamente para o ambiente e para a comunidade, e uma associação que concretiza essa mesma vontade, como a Quercus”, diz Eduardo Castro Marques.
Chief Sustainability Officer
Em linha com este acordo, esta sociedade de advogados passou a ter um Chief Sustainability Officer (através da contratação de Humberto Tomaz Silva), e subscreveu também o Pacto do Porto para o Clima (PPC), uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto, que visa atingir a neutralidade carbónica na cidade até 2030.
A assinatura deste compromisso é justificada por este escritório de advogados pelo facto de estar alinhado com as suas “políticas de responsabilidade social e ambiental”, com a Dower a ser a primeira sociedade de advogados a assinar este Pacto do Porto para o Clima, entre mais de 200 subscritores.
“Estamos verdadeiramente empenhados em sermos vetores de mudança. Com as medidas que temos vindo a desenvolver, esperamos, num curto espaço de tempo, alcançar a neutralidade carbónica”, diz o managing partner, Eduardo Castro Marques.
“Estes protocolos são uma forma de expormos o nosso compromisso e encorajarmos os demais a darem esse passo”, adianta Eduardo Castro Marques.
O tratado em causa representa “o nosso compromisso com o clima e com a nossa comunidade bem como a vontade de querermos partilhar este percurso rumo à neutralidade carbónica”, reforça o managing partner.
Contador energético
Neste contexto, a Dower está a implementar “um conjunto de medidas diferenciadoras”, entre as quais um contador energético, que permitirá contabilizar as emissões associadas ao consumo de recursos e utilização de energia de toda a estrutura da sociedade, e cujos resultados serão tornados públicos. O objetivo é irem além da “Agenda 2030” e trabalhar para que consigam ser “uma sociedade carbonicamente positiva”.
A estas ações juntam-se, também, atividades de compensação de emissões e de apoio à biodiversidade, protocolos de cooperação com entidades de trabalho de âmbito social e ambiental e a inserção de uma política paperless.