Isabela Valadeiro é atriz, mas é também uma apaixonada por livros. No final da entrevista com a Forbes Portugal, já publicada aqui, deixou aos leitores algumas das suas recomendações de leitura.
Anna Karénina, Lev Tolstoi
“Um dos livros que mais me marcou. É uma personagem que eu adoraria fazer, por exemplo, em teatro. Em cinema também pode ser, já houve e por acaso eu não achei fascinante o filme, portanto acho que podemos fazer uma versão melhorada. No que toca à descrição do pensamento dos personagens, ele tem ali uma capacidade extraordinária de falar sobre a psicologia dos personagens. Eu acho isso fascinante. Ou seja, para um ator até já temos meio caminho andado, já temos o processo preparado, o que é realmente muito, muito interessante. Eu gosto de livros que me transmitam muito, que me ressoem, que me passem esta perspetiva humana das coisas diferentes, pensamentos diferentes, circunstâncias diferentes, mas que me passem esta perspetiva humana.”
O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde
“É um clássico que é fantástico.”
Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis
“Gostei muito também das Memórias Póstumas, do Machado de Assis. É um livro que mistura comicidade com romance. Achei belíssimo.”
Capitães da Areia, Jorge Amado
“O primeiro livro que li, que me marcou profundamente.”