A LG está presente em Portugal há 20 anos, sendo que, de acordo com Hugo Jorge, a filial tem sido considerada um best case a nível europeu, com indicadores de sucesso acima da média do continente, tanto ao nível da operação, como ao nível do awareness e da preference. A aposta no segmento da música e nos festivais Super Bock Super Rock é uma das estratégias para conquistar público junto da Geração Z. Este ano o público que procurar o Palco LG no festival que se realiza no Meco poderá assistir à atuação de um coletivo de artistas emergentes composto apenas por mulheres.
Qual a estratégia da LG nesta aposta no segmento da música?
Ao longo de duas décadas em Portugal, a LG tem vindo a apostar em variadas ativações e projetos de proximidade com o consumidor. Esta estratégia de continuidade é aplicada ao território da música, não só através da presença direta nos festivais de verão Super Bock Super Rock e MEO Sudoeste, mas também do desenvolvimento de ações paralelas, tais como eventos e concursos para promover o talento nacional e dar-lhe o merecido palco nestes grandes festivais.
De que forma essa estratégia é visível?
Desde muito cedo, percebemos a importância de criar um verdadeiro engagement com os festivaleiros e, como tal, desenvolvemos conceitos de ativação únicos no panorama destes eventos, como é o caso do LG Cool Spot e a lavandaria gratuita com tudo o que é preciso para um campismo de maior conforto. Paralelamente, tem sido também importante criar uma relação com os artistas portugueses, especialmente porque o Palco LG é totalmente dedicado à música nacional. Exemplo disso mesmo é a conferência de imprensa de apresentação da programação dos nossos palcos, um evento, em que, conseguimos reunir a Música no Coração, promotora do Super Bock Super Rock e do MEO Sudoeste, um grande conjunto de artistas, jornalistas e parceiros numa verdadeira celebração da música. Por fim, de forma a manter o tema no top-of-mind dos nossos clientes, ao longo do ano são várias as ações promocionais com produtos LG que dão aos consumidores a possibilidade de ganharem bilhetes para os festivais, entre outros benefícios.
Como se contabiliza os ganhos que uma empresa com o vosso core business retira desta presença na música?
O território da música é vasto e está repleto de boas oportunidades de crescimento junto de targets estratégicos, como é o caso dos Gen Z. Paralelamente, permite-nos também, enquanto empresa com responsabilidade social, poder estar do lado dos artistas e talentos nacionais emergentes, que é o que fazemos há anos com os Palcos LG. Este ano, tivemos a oportunidade de incluir mais dois ingredientes nesta abordagem ESG – a igualdade e a diversidade – com a promoção de um concurso junto de artistas femininas apenas.
Mas o que esperam conquistar junto do público-alvo?
Aumentar os níveis de awareness e preference pela marca junto da comunidade mais jovem, especificamente dos Gen Z, é um objetivo da marca, não só através da exposição da LG nestes festivais, mas também de todas as outras ações associadas, nomeadamente os concursos de novos talentos, as ações promocionais e os serviços prestados no LG Cool Spot.
Mais uma vez no Super Bock Super Rock vai haver o Palco LG. Quais os elementos que vão fazer a diferença nesta edição?
A grande novidade deste ano prende-se com um importante tema: Combate à Discriminação Racial e à Desigualdade de Género. É com este mote bem presente que os festivaleiros do Super Bock Super Rock (e do MEO Sudoeste também) vão poder assistir à atuação de um inédito coletivo de artistas emergentes no Palco LG, que nesta primeira fase, é composto inteiramente por mulheres. O Coletivo Sounds of All Colors, composto por quatro elementos – Cálua, Liliana Almeida, Nayr Faquirá e Nitry –, nasce do concurso LG WOMEN’S SINGER CONTEST, aberto em exclusivo a artistas femininas, que foi promovido entre 22 de março e 20 de abril pela LG e a Big Appetite 4 Music, responsável pelo projeto #OneStep4MusicFest, com o propósito de descobrir novos talentos no panorama nacional que, através de diversos concursos anuais, ganham a oportunidade de pisar, pela primeira vez, um grande palco dedicado à música nacional, numa parceria com a Música no Coração. Mas há mais novidades nos Palcos LG, já que, serão equipados com um LEDWALL para dar uma camada extra de brilho e qualidade de imagem às atuações dos artistas.
O MEO Sudoeste será outra das vossas apostas. Quais os elementos diferenciadores em que a LG vai apostar?
O famoso LG Cool Spot vai voltar à Zambujeira do Mar para melhorar a qualidade de vida dos campistas do MEO Sudoeste. Equipado com uma lavandaria gratuita, um sistema de ar condicionado, colunas de som e outros equipamentos LG pensados para uma vida melhor, este espaço foi um sucesso desde a sua primeira edição e tem vindo a ser melhorado ano após ano, contando também com estações de maquilhagem e DJs para animar o ambiente. Este ano, vamos também reforçar a nossa presença nos recintos dos dois festivais com postos de carregamento – sendo que, no MEO Sudoeste, teremos mais de 400 carregadores, pois é um serviço bastante valorizado pelos festivaleiros.
Qual o valor do investimento na estratégia da música?
Mais do que falar em investimento monetário – que, por alinhamento internacional, não temos por hábito revelar –, importa falar no investimento, esforço e dedicação da equipa LG que, desde a administração às vendas, passando, obviamente, pela equipa de marketing, se encontra totalmente focada nesta estratégia de proximidade com os consumidores.
A LG vai continuar a marcar presença no segmento da música?
A parceria da LG com os festivais de verão Super Bock Super Rock e MEO Sudoeste e outros eventos com uma grande proximidade com os targets mais jovens é já longa e prevemos mantê-la no curto, médio e longo prazo. Um bom exemplo disso mesmo é a nossa associação à Big Appetite 4 Music, que tem vindo a gerar excelentes parcerias, projetos de valor acrescentado junto de talentos emergentes e a presença em eventos de referência.
Nesta fase, como avaliam o mercado português tendo em conta o vosso core business?
Nesta conjuntura menos favorável, com uma queda do consumo na área da eletrónica, a LG tem vindo a saber fazer frente aos desafios através do lançamento de inovações constantes no mercado e das boas relações que mantemos com os nossos parceiros e do apoio às suas iniciativas. Prova disso mesmo é o facto de a LG Portugal ser, constantemente, um best case a nível europeu, com indicadores de sucesso muito acima da média do continente, tanto ao nível da operação, como ao nível do awareness e da preference. A verdade é que os portugueses gostam de tecnologia e são consumidores exigentes e conhecedores, que valorizam a qualidade acima de tudo. A LG soube responder a este perfil de consumo com produtos altamente diferenciados, que falam por si só. Paralelamente, somos reconhecidos por outros importantes critérios, tais como a presença em festivais e eventos associados a targets mais jovens e também pela sustentabilidade de todo o ciclo de vida dos nossos produtos e da nossas operações.
No vosso portfólio, quais as categorias em que há mais procura em Portugal?
A LG encontra-se a crescer nas suas cinco áreas de produto – Home Entertainment, Home Appliances, IT, ID e Air Conditioning & Energy Solution –, sendo este um crescimento sustentado há mais de cinco anos. 2022 representou mais um passo importante neste percurso, fechando o ano com receitas globais no valor de cerca de 60 mil milhões de euros. Desta forma, a LG é líder de mercado em diversos segmentos de produto, sendo reconhecida pela qualidade e experiência oferecida aos utilizadores especialmente no segmento premium. Tal só é possível graças à aposta constante em tecnologias exclusivas e inovação por parte da LG, tanto a nível global como local. Assim, surge em primeiro lugar no ranking do market share em máquinas de lavar, equipadas com o motor fiável e diferenciado Direct Drive, em TVs, lideradas, sobretudo, pela tecnologia exclusiva OLED, em monitores e em frigoríficos Americanos. Além disso, a empresa é também líder em sinalética digital, equipamentos de ar condicionado e soluções energéticas. Paralelamente, registámos elevados níveis de investimento em novas linhas de produto de IT e novas soluções B2B, através de uma reformulação da estratégia e das equipas. Esta performance permitiu-nos reforçar a posição enquanto nº 1 no mercado em áreas muito competitivas, mesmo num mercado saturado e desafiante e no ambiente atual de enorme incerteza política, económica e social.
Com 20 anos no mercado português, quais vão ser as iniciativas no terreno?
Homenageando o passado, a empresa vai celebrar 20 anos de experiência e crescimento no país com um calendário de iniciativas especiais ao longo deste ano sob uma campanha única com os olhos postos no futuro. E será esse mesmo futuro que estará em destaque nos dois Palcos LG com o mote “O Futuro é Super” no Super Bock Super Rock e “O Futuro é Teu” no MEO Sudoeste. Funcionando como um conceito agregador de todas as iniciativas levadas a cabo este ano, o mote da campanha de celebração dos 20 anos da LG em Portugal, deixa logo adivinhar qual o rumo, o tom e o posicionamento que a empresa pretende manter e ainda reforçar ao longo dos próximos anos no país.
E qual é esse posicionamento?
Com “O futuro é…”, a empresa reconhece o percurso feito até então, mas desvendando a sua visão do que está por vir. E o que aí vem inclui a diversidade, a inovação e a sustentabilidade que serão elementos-chave de um futuro sem limites, que pode ser imaginado, moldado e criado. E são precisamente estes elementos-chave que marcam a presença da LG uma vez mais nestes festivais e são parte integrante da festa do 20º aniversário da marca em Portugal. Mantendo a tradição de apostar na cultura e nos talentos que agora estão a iniciar a sua carreira no mundo da música no nosso País, os Palcos LG by Rádio SBSR.FM e LG by Mega Hits darão voz à diversidade e à igualdade a quem ousou imaginar, moldar e criar o seu futuro, promovendo para os artistas que subirão a estes palcos pela primeira vez “um futuro sem limites”.