O numerário é a forma de pagamento cada vez menos preferencial, revela o inquérito Money Management Pulse, da Klarna, feito no segundo trimestre de 2023, e abrangendo consumidores de 18 países, incluindo Portugal.
O estudo indica que apenas dois dos 18 países inquiridos preferem utilizar numerário como forma de pagamento. Com a inovação a introduzir novos hábitos de pagamento, é notória a crescente preferência da Gen Z (nascidos entre a segunda metade da década de 1990 e o início do ano 2010) pelas formas de pagamento digitais e mobile: 48% dos inquiridos da Gen Z já estão a fazer os seus pagamentos através de dispositivos móveis.
Comparando os dados dos dois trimestres (Q1 2023 vs Q2 2023), em Portugal há um crescimento na preferência de pagamento através do telemóvel (25% vs 31%), com o pagamento através de cartões físicos a cair (53% vs 47%).
No que toca ao futuro, tal como no anterior trimestre, a maioria dos países mostra-se otimista, com apenas os inquiridos da Áustria e República Checa a considerarem que as suas situações financeiras serão piores daqui a um ano.
No que toca a Portugal, 44% dos inquiridos acredita que a sua situação financeira será melhor daqui a um ano contra 19% que pensa o contrário. Apesar da atual situação económica a nível global, em todos os países e gerações, a grande maioria dos consumidores poupa dinheiro de forma consistente (8 em cada 10), com as gerações mais jovens a mostrarem mais proatividade (em Portugal, 88% da Gen Z e 89% dos Millenials revelam que poupam dinheiro).