A Academia anunciou as nomeações para a 96.ª edição dos Óscares e “Barbie” ficou, surpreendentemente, de fora das nomeações, com Greta Gerwig ausente na realização e Margot Robbie na categoria de atriz principal. “Oppenheimer” liderou como esperado.
“Barbie” recebeu oito nomeações, mas Margot Robbie foi esquecida na categoria de Melhor Atriz, apesar de ter recebido nomeações nos Globos de Ouro e Screen Actors Guild Awards. America Ferrera foi reconhecida na categoria de Melhor Atriz Secundária, uma nomeação que poucos especialistas previram depois de não ter sido nomeada nos Globos de Ouro e nos SAG Awards.
Greta Gerwig também não recebeu uma nomeação para Melhor Realizadora, por “Barbie”, mas a categoria não era exclusivamente masculina, como alguns analistas previram. Justine Triet fez parte da lista pelo seu drama de tribunal francês, “Anatomia de uma Queda”, que também concorre a Melhor Filme.
“Killers of the Flower Moon” conseguiu 10 nomeações, mas faltou a nomeação de Leonardo DiCaprio para ator principal, surpreendentemente excluído da categoria de Argumento Adaptado.
Outros candidatos que não chegaram a ser nomeados, apesar de terem recebido nomeações anteriores, incluem Penélope Cruz, que chegou aos SAG Awards por “Ferrari”, bem como os nomeados para os Globos de Ouro Greta Lee (“Past Lives”) e Charles Melton e Julianne Moore (“May December”).
A ausência de Margot Robbie e Greta Gerwig deixou muitas pessoas desiludidas, principalmente tendo em conta a mensagem do filme e tudo o todos os recordes que bateram com ele. Ryan Gosling, que deu vida a Ken, foi um dos que se manifestou publicamente. Nomeado na categoria de Melhor Ator Secundário, Gosling emitiu uma declaração manifestando o seu desapontamento pelo facto de a produtora e protagonista de “Barbie”, Margot Robbie, e a realizadora do filme, Greta Gerwig, não terem recebido nomeações para os Óscares. Embora ele tenha recebido.
Gosling disse que estava honrado com a sua própria nomeação, mas que não haveria “Ken sem Barbie, e nenhum filme da Barbie sem Greta Gerwig e Margot Robbie”, de acordo com a sua declaração, que foi partilhada no X por um repórter do New York Times.
Gosling disse ainda que o facto de estar “desapontado” por Gerwig e Robbie não terem sido nomeadas nas respectivas categorias “seria um eufemismo”.
(Com Forbes Internacional)