Os segredos da reunião Trump/Putin que ficaram esquecidos na impressora do hotel

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse no sábado que se reuniria com Trump em Washington, D.C., esta segunda-feira, embora os detalhes da reunião não tenham sido anunciados. Trump escreveu na sua rede social Truth Social que outra reunião seria marcada com Putin “se tudo der certo” com Zelensky, que solicitou envolvimento nas negociações de paz,…
ebenhack/AP
Detalhes da cimeira de Trump com Putin no Alasca foram deixados na impressora do hotel onde decorreu o encontro. Conheça a inusitada história.
Líderes

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse no sábado que se reuniria com Trump em Washington, D.C., esta segunda-feira, embora os detalhes da reunião não tenham sido anunciados. Trump escreveu na sua rede social Truth Social que outra reunião seria marcada com Putin “se tudo der certo” com Zelensky, que solicitou envolvimento nas negociações de paz, até porque, além de serem o país invadido, a Ucrânia desconfia da proximidade entre Trump e Putin e daquilo que os líderes de EUA e Rússia terão eventualmente pré-acordado.

Enquanto o encontro entre Trump e Zelensky não acontece, é ainda a “cimeira” Trump/Putin que faz correr tinta, tanto por aquilo que foi discutido (Trump sugeriu que ele e Putin fizeram “avanços” e “grandes progressos” nas discussões, embora nada de concreto tenha transpirado), como pelos inusitados bastidores do encontro dos dois líderes mundiais.

Vários documentos com marcas do Departamento de Estado dos EUA revelando detalhes não divulgados sobre a reunião do presidente Donald Trump com o presidente russo Vladimir Putin foram descobertos num hotel no Alasca, informou a NPR no sábado, incluindo locais e horários da cimeira e informações de contacto de funcionários dos EUA.

Três hóspedes do Hotel Captain Cook em Anchorage, Alasca, localizado perto da Base Conjunta Elmendorf-Richardson, onde Putin e Trump se reuniram, encontraram oito páginas que pareciam ter sido produzidas por funcionários do Departamento de Estado numa das impressoras públicas do hotel, informou a NPR, citando imagens dos documentos.

A primeira página detalhava a sequência de reuniões entre autoridades russas e americanas na sexta-feira, incluindo os nomes das salas dentro da base de Anchorage, e que Trump planeava dar a Putin uma “estátua de mesa da águia americana”.

Outras páginas apresentavam os nomes e números de telefone de três funcionários do governo dos EUA, os nomes dos líderes estatais dos EUA e da Rússia e suas pronúncias fonéticas, enquanto as páginas seis e sete descreviam como o almoço — realizado em “homenagem a sua excelência Vladimir Putin” — seria servido na cimeira.

A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Forbes Internacional.

O primeiro documento indicava que uma conferência de imprensa conjunta entre Trump e Putin estava marcada para durar uma hora, entre as 15h30 e as 16h30, horário local. A conferência de imprensa terminou após cerca de 12 minutos.

com Ty Roush/Forbes Internacional

Mais Artigos