O TheFork Awards with Mastercard é uma iniciativa que pretende distinguir os melhores restaurantes do ano e prestar homenagem às grandes figuras que moldam o panorama gastronómico português. A gala de entrega dos galardões desta que foi a segunda edição do evento aconteceu no Convento do Beato, sob o tema “Legends”, tendo reunido mais de 200 convidados entre Chefs, personalidades do setor e parceiros do TheFork.
People’s Choice Award
Entre os restaurantes nomeados pelo júri constituído por 53 Chefs portugueses (entre os quais nomes com Estrela Michelin como a Chef Marlene Vieira, o Chef Rui Paula, o Chef João Sá e o Chef Henrique Sá Pessoa), o restaurante Polémico foi o vencedor do People’s Choice Award distinguido como o restaurante preferido dos portugueses em 2025.
“Não estávamos mesmo à espera deste prémio. Abrimos há 10 meses, somos 5 sócios em que o mais velho tem 26 anos, receber esta distinção entre restaurantes tão conceituados é mesmo um motivo orgulho. Propomos uma fusão gastronómica onde a comida de excelência é para toda a gente dentro de um ambiente informal com guardanapos de pano, pratos de Inox e cozinha de Chef. Mudamos o menu de 2 em 2 meses porque acreditamos que a criatividade pode repensar sabores.” afirma o chef António Lobo Xavier.

Foram igualmente revelados os restantes classificados no Top 10 de restaurantes mais votados pelo público, salientando o melhor da gastronomia nacional: Marina com Noélia (Olhão), Belos Aires Praia (Arcozelo), Carvoaria (Lisboa), Bougain Avenida (Lisboa), De Raiz (Almada), Renascimento (Guimarães), Raio (Lisboa), Intemporal (Paço d’Arcos) e Bonança (Lisboa).
Chef’s Choice Award
Santa Joana foi também um dos grandes protagonistas da gala, ao ser distinguido com o Chef’s Choice Award, atribuído pelos chefs do júri como reconhecimento da inovação e excelência gastronómica.
A este prémio, Santa Joana somou o Media’s Choice, reforçando o destaque de uma noite marcada pela homenagem ao Chef Nuno Mendes, cujo percurso e contributo para a gastronomia portuguesa foram amplamente reconhecidos.

“Este prémio é um orgulho enorme para e mim e para a nossa equipa. Estamos há um ano a montar uma casa onde somos os anfitriões de um convento com mais de quatrocentos anos de história. Tentámos criar um espaço com um ambiente boémio e divertido, onde honramos o sítio onde estamos, com inspiração na cozinha portuguesa, mas também nas viagens por todos os sítios onde já andámos até à Lisboa de hoje. Somos uma equipa de profissionais incríveis que temos levado este projeto para a frente, é o trabalho desta equipa e o seu empenho que nos traz este prémio. É uma honra enorme sermos reconhecidos.” Refere o chef Nuno Mendes que subiu ao palco três vezes nesta segunda edição.
Um novo prémio atribuído pela Mastercard
Nesta segunda edição, o TheFork Awards with Mastercard apresentou a novidade da entrega de um novo reconhecimento: o Mastercard Impact Award, que foi atribuído ao restaurante Intemporal, liderado pelo chef Miguel Laffan em Paço de Arcos, pelo seu apoio às comunidades locais, a promoção do turismo autêntico e o impulso ao talento.

Categorias especiais
Os vencedores das categorias especiais, foram também selecionados entre os 37 restaurantes nomeados de 9 distritos:
- Media’s Choice Award: foi selecionado por um painel de jornalistas especializados – Rafael Tonon, Alexandra Prado Coelho, Cláudia Lima Carvalho e Catarina Moura – que premiou o restaurante Santa Joana em Lisboa como a melhor abertura gastronómica do último ano, também galardoado com o Chef’s Choice, reforçando o reconhecimento atribuído pelos Chefs.
- Prémio Excelência na Carta de Vinhos: reconheceu o restaurante Largo do Paço em Amarante, cuja carta de vinhos se destaca pela sua curadoria exemplar, elevando a experiência enogastronómica a um patamar de referência. Este prémio foi atribuído pela Sogrape.
- Prémio Raízes: selecionado pelo Recheio, considerou o Fitapreta – A Cozinha do Paço em Évora, por manter uma ligação profunda com a terra, o território e os seus produtores, preservando tradições, promovendo sustentabilidade e valorizando a cultura alimentar local.

Prémio Recheio foi entregue ao restautante Fitapreta – Cozinha do Paço, em Évora
Homenagem às Lendas da Gastronomia Portuguesa
Em 2025, o TheFork Awards with Mastercard prestou tributo às figuras que marcam e inspiram a gastronomia portuguesa, num momento de celebração e reconhecimento. Durante a gala foram homenageados nomes que elevam a marca portuguesa no panorama gastronómico internacional:
- Maria de Lourdes Modesto, a quem foi dedicada a abertura da cerimónia, como símbolo maior da divulgação da gastronomia portuguesa;
- Noélia Jerónimo, homenageada pelo chef Rodrigo Castelo, com discurso de aceitação emotivo em que recordou o caminho que a trouxe até aqui.

Noélia Jeronimo - Nuno Mendes, homenageado pelo chef Leandro Carreira, pela sua influência internacional e o contributo para a valorização da cozinha portuguesa no mundo.
- Dieter Koschina, homenageado pelo chef Rui Silvestre, em reconhecimento pela sua mestria técnica e pela inspiração de gerações de cozinheiros em Portugal.

Chef Dieter Koschin
Susana Castro, Diretora de Marketing do TheFork Portugal sublinha o papel da plataforma na promoção e valorização da restauração nacional: “O TheFork Awards with Mastercard é um tributo à comunidade gastronómica portuguesa — aos novos talentos, aos chefs consagrados e a todos os que, todos os dias, contribuem para que Portugal continue a ser um destino de excelência à mesa. Hoje celebramos duplamente: os prémios das novas aberturas mais também os 10 anos TheFork. É com muito orgulho que fechamos esta segunda edição entre parceiros e chefs que fazem parte desta década.”





