Os empreendimentos WOW (World of Wine) e Castilho 203 foram os grandes vencedores da 3ª edição dos prémios do imobiliário, organizados pela SIC Notícias e Expresso, ao arrecadarem, cada um, dois galardões dos mais importantes em disputa.
WOW Porto
O WOW Porto, oferta em Gaia assente em seis experiências, nove restaurantes, bares e cafés, uma escola de vinho, várias lojas, um espaço para exposições e outro para eventos, foi galardoado na categoria de “Melhor Empreendimento do Ano 2021” (Turismo).
O WOW Porto levou ainda para casa o “Prémio Pestígio”, o qual foi entregue a Adrian Bridge, CEO da Fladgatepartenership e fundador do World of Wine, pelo ministro das Infraestuturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e pelo CEO do Grupo Impresa, Francisco Pedro Balsemão.
Castilho 203
Por seu lado, o edifício Castilho 203, promovido pelo promotor imobiliário Vanguard Properties foi o vencedor do prémio “Melhor Empreendimento – Habitação” do ano e ainda do prémio de “Melhor Arquitetura de Interiores – Habitação”.
O Castilho 203 é um projeto de arquitetura da ARX Portugal Arquitectos, assinado por José Mateus e Nuno Mateus e o design de Interiores da Viterbo Interiores Design, tendo resultado da reabilitação de um antigo edifício de escritórios.
Para José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, “estes prémios são também o reconhecimento de um trabalho singular que é já uma marca internacional da qualidade do imobiliário de Portugal. O edifício Castilho 203, pela sua qualidade, exclusividade, localização e vista incríveis é um projeto singular em Lisboa que muito nos orgulha e nos desafia a fazer cada vez melhor”.
O edifício Castilho 203 acabou por entrar nas conversas do quotidiano, por ter sido neste bloco residencial que o futebolista Cristiano Ronaldo decidiu construir uma marquise na penthouse de luxo que adquiriu no topo do edifício Castilho 203, entretanto destruída na sequência da notificação da Câmara Municipal de Lisboa para “proceder à reposição da legalidade urbanística”.
Esta edição dos prémios do imobiliário contou com 36 candidaturas referentes a projetos terminados em 2020.
Divididos em seis categorias, os prémios do imobiliário distinguiram os melhores empreendimentos, a reabilitação e reconstrução, a arquitetura de interiores, a sustentabilidade, a inovação na mediação e, pela primeira vez, foram distinguidos também os espaços públicos.
Outros premiados
Destaque ainda para The Ivens Explorers Hotel vencedor de duas categorias: “Reabilitação e Reconstrução – Turismo”; e “Arquitetura de Interiores – Turismo”.
Outros prémios distribuídos foram para a sede da Auchan Retail Portugal (categoria Melhor Empreendimento – Escritórios), a expansão do NorteShopping (categoria Reabilitação e Reconstrução – Comércio), o Palácio Santa Helena (categoria Reabilitação e Reconstrução – Habitação), o Palácio dos Correios (categoria Reabilitação e Reconstrução – Escritório), o Mercado Municipal de Braga (categoria Reabilitação e Reconstrução – Espaço Público/Património Cultural), Lousã, Património e História (categoria Espaço Público), a Revolut Matosinhos (categoria Arquitetura de Interiores – Escritórios), a Diogo Sousa Coutinho – CEO da MCO II, pela Quinta da Pimenteira (categoria Sustentabilidade – Construção/Arquitetura Sustentável) e a Carlos Santos, CTO da ZOME (categoria Inovação na Mediação).
Este ano foi distinguida uma associação sem fins lucrativos que reconstrói casas de pessoas carenciadas em Portugal. “Just a Change” foi o projeto vencedor do Prémio SIC Esperança.
O júri entendeu ainda entregar uma Menção Honrosa ao projeto Emporium 658.
O Terminal de Cruzeiros de Leixões, em Matosinhos, acolheu a gala onde foram divulgados os vencedores da 3ª edição dos prémios do imobiliário, organizados pela SIC Notícias e Expresso. Este ano o evento conta com 36 candidaturas, referentes a projetos terminados em 2020, com distribuição geográfica por Braga, Grande Porto, Figueira da Foz, Coimbra, Lousã, Leiria, Grande Lisboa, Alter do Chão, Elvas e Vilamoura.