Um em dez, assim é a presença europeia entre as dez personalidades mais poderosos de todo o mundo. Se alargarmos o espectro à vintena, aparecem mais dois, com Emmanuel Macron a destacar-se pela idade, ele que é o benjamim europeu desta lista. E a idade do Presidente francês, que concedeu uma entrevista exclusiva à FORBES, não é irrelevante quando analisamos o poder das tecnológicas neste grupo que a FORBES juntou. É no país de Macron, um ex-Rothschild, que está a Station F, um farol de empreendedorismo resguardado numa “cave” e que simboliza o espírito reformador do líder gaulês, preparado para greves e manifestações no seu país.
Esta revolução, que aproveita o Brexit e a instabilidade política nos EUA, está a fomentar o empreendedorismo e captação de investimento estrangeiro, invertendo um clássico modelo estrutural francês.
A lista completa elaborada pela FORBES inclui 75 indivíduos, uma fracção dos 7,5 mil milhões de pessoas que vivem neste globo. Aqui há um português e, nota penosa numa sociedade moderna, apenas uma mão cheia de mulheres.