A 13ª edição dos prémios “Mesa Marcada” já elegeu os dez melhores Restaurantes e Chefes em Portugal.
O vencedor foi de novo João Rodrigues que voltou a ser, pelo 6º ano consecutivo, o nº1 nas categorias de Chefes e de Restaurantes, com o Feitoria.
Esta foi a lista final:
Top 10 Resturantes 2021
- 1- Feitoria (Lisboa)
- 2- Prado (Lisboa)
- 3 – Ocean (Porches, Armação de Pêra)
- 4 – Belcanto (Lisboa)
- 5 – Euskalduna (Porto)
- 6 – Arkhe (Lisboa)
- 7 – Essencial (Lisboa)
- 8 – Fifty Seconds (Lisboa)
- 9 – Alma (Lisboa)
- 10 – The Yetman (Vila Nova de Gaia)
Top 10 Chefs 2021
- 1 – João Rodrigues (Feitoria/Altis Belém)
- 2 – António Galapito (Prado)
- 3 – Hans Neuner (Ocean)
- 4 – Vasco Coelho Santos (Euskalduna)
- 5 – José Avillez (Belcanto)
- 6 – André Lança Cordeiro (Essencial)
- 7 – Henrique Sá Pessoa (Alma)
- 8 – Alexandre Silva (Loco)
- 9 – Filipe Carvalho (Fifty Seconds)
- 10 – João Ricardo Alves (Arkhe)
A iniciativa distribuiu ainda outros 13 prémios:
O Prémio Especial Cutipol Carreira foi entregue ao portuense Miguel Castro Silva, cuja escolha resultou de painel de júri composto pelos vencedores dos Top 10 dos últimos cinco anos e também os que arrecadaram prémios especiais.
O Prémio Maria José Macedo – Produtor do Ano foi para as Farinhas Paulino Horta (Alenquer).
O Prémio Especial Sustentabilidade Studioneves foi para o Craveiral Farm Table, de Alexandre Silva, em São Teotónio (Alentejo), tendo sido atribuído ainda menções honrosas aos restaurantes Sem (Lisboa), Vale Abrão – Douro Six Senses e Sem Porta – Sublime Comporta.
O vencedor do Prémio Especial César Castro Mesa Diária, que premeia o melhor restaurante do dia-a-dia, foi para o novo restaurante lisboeta O Velho Eurico, liderado por Zé Paulo Rocha, que superou a pontuação do Prado Mercearia e do Tati, que se lhe seguiram na classificação.
O novo Prémio Especial Bom Sucesso Loja Gastronómica de 2021 foi conquistado pela Comida Independente (Lisboa).
A iniciativa premiou ainda o chef proprietário Rodrigo Castelo, do restaurante Ó Balcão, em Santarém, o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano.
Foi, igualmente, atribuído ao chefe Lucas Azevedo, da Barra de Sushi – Praia no Parque (Lisboa), o Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano por ter sido um dos chefes de cozinha presente em lugares cimeiros que mais posições subiu no ranking, tendo passado de 24º para 12º lugar.
Já no que diz respeito aos restaurantes que abriram em 2021, o projeto focado na sustentabilidade Sem, de Lara Espírito Santo e George Mcload, em Lisboa, foi o melhor classificado, em 17º, e por isso, viu ser-lhe atribuído o Prémio Especial Graham’s Restaurante Novo do Ano.
Na edição deste ano, houve ainda mais duas novas distinções: o Prémio Especial Restaurante Clássico do Ano, no qual só poderiam ser votados estabelecimentos com um mínimo de 25 anos de vida e do qual saiu vencedor a Adega de São Nicolau, no Porto; e o Prémio Especial Empresário de Restauração do Ano, que foi para Vasco Coelho Santos, líder do Grupo Euskalduna, do Porto.
Nos prémios que resultam da votação de um júri específico e restrito, o Prémio Especial Chefe de Pastelaria 2021 foi para Carlos Fernandes, do Hotel Azor (Ponta Delgada).
O Prémio Especial S. Pellegrino/Acqua Panna Escanção do Ano foi para Nádia Desidério, do Belcanto.
Já o Prémio Especial Quinta dos Carvalhais Serviço de Sala do Ano foi para o Arkhe, em Lisboa.